Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministérios se unem para traçar políticas sobre drogas

Destaque

Ministérios se unem para traçar políticas sobre drogas

por publicado: 27/12/2017 18h50 última modificação: 27/12/2017 19h10
Comitê formado por integrantes da Justiça, Saúde e Desenvolvimento Social atuarão nas áreas de prevenção, formação, pesquisa, cuidado e reinserção social

Brasília, 27/12/17 – Uma parceria interministerial na área de políticas sobre drogas permitirá a articulação e a integração das ações do governo federal. As pastas da Justiça e Segurança Pública, Saúde e Desenvolvimento Social se uniram para formar um Comitê Gestor Intersetorial que definirá ações de prevenção, pesquisa, cuidados, formação de multiplicadores e reinserção social.

O comitê tem como estratégia a transversalidade da temática entre os órgãos que lidam com pessoas que sofrem com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. O apoio técnico e administrativo necessário à execução dos trabalhos do grupo interministerial ficará a cargo da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJ).

Como prioridade, o conselho irá promover melhorias no processo de acolhimento de pessoas que fazem uso dessas substâncias. O acolhimento será realizado por pessoas jurídicas, sem fins lucrativos – entre elas as Comunidades Terapêuticas.

Também caberá ao colegiado apoiar a formação de multiplicadores das redes de grupos de mútua ajuda e de apoio, assim como o fortalecimento e ampliação dessa rede. Além disso, irá estabelecer estratégias de cooperação com os estados e seus municípios, fomentando a colaboração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Portaria Interministerial Nº 2 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que criou o comitê, foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (22).