Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça se prepara para eventos-teste das Olimpíadas

Ministério da Justiça se prepara para eventos-teste das Olimpíadas

por publicado: 11/02/2015 19h15 última modificação: 11/02/2015 19h15

Brasília, 11/02/2014 – O calendário preliminar de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 prevê 45 competições preparatórias que serão realizadas até o evento. Depois da competição de vela, que aconteceu em 2014, em julho deste ano, acontecerá o evento preparatório para a maratona. As demais modalidades estão agendadas para o último ano antes do início da competição oficial. Cerca de 8.400 atletas, sendo 1.200 paralímpicos, são esperados para competir nos eventos-teste dos Jogos Rio 2016.

O planejamento de segurança para os Jogos Olímpicos 2016 está sendo coordenado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) e está baseado nas ações que foram desenvolvidas durante a Copa do Mundo com a integração de todas as forças de segurança. “Acho que estamos em um bom caminho para as Olimpíadas. A proposta é a integração Segurança Pública com a utilização de estrutura, dos equipamentos e da tecnologia”, disse o secretário da Sesge, Andrei Rodrigues.

“Os eventos-teste são uma parte vital da preparação para a organização dos Jogos, garantindo a oportunidade de colocar em prática todo o nosso planejamento. Eles também representam uma chance única de integrar a equipe do Comitê Organizador com as federações esportivas nacionais e internacionais e as equipes dos governos, que também terão um papel crucial na entrega dos Jogos”, disse DelphineMoulin, gerente de eventos-teste do Rio 2016.

Os eventos-teste serão realizados em três grupos entre 2015 e 2016. O primeiro, entre julho e outubro de 2015, reunirá principalmente esportes ao ar livre, como remo, hipismo, ciclismo de estrada e maratonas aquáticas. A ideia é realizar as competições no mesmo período do ano em que os Jogos serão disputados, para reproduzir as condições climáticas.

O segundo grupo de eventos será entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, durante o verão do hemisfério sul, e terá o foco voltado para eventos indoor, como tênis de mesa, boxe e rugby em cadeira de rodas. O grupo final, entre março e maio de 2016, incluirá eventos de maior complexidade, como o atletismo e a natação olímpicos e paralímpicos.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315