General
Ministério da Justiça promove Semana Nacional sobre Drogas
Brasília, 19/06/2015 – Todos pela Prevenção é o tema escolhido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas para a 17ª edição da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que acontece até o dia 26 de junho. A data é celebrada desde 1999, quando a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas completou seu primeiro ano. Essa Semana Nacional tem por objetivo principal a conscientização e a mobilização da sociedade brasileira no que diz respeito aos problemas e às atividades de redução da demanda e oferta das drogas.
A data foi marcada pelo decreto presidencial de 28 de maio de 1999 em concordância ao dia Dia Internacional de Prevenção e de Luta contra Tráfico de Drogas, instituído pela ONU para o dia 26 de junho.
Em 2015, a Senad/MJ, com participação de estados e municípios, está organizando eventos em todo o Brasil. Como agenda oficial, a programação terá, ao menos, um evento em cada região do País, com presença de autoridades do Ministério da Justiça:
19/06 – Salvador/BA
Participação no projeto Corra para o Abraço e lançamento da campanha Acolha, Não Puna
22/06 – São Paulo/SP
Seminário Diálogo Regional sobre Políticas de Droga e Aids, com Ministério da Saúde e Unodc
23/06 – Brasília/DF
Seminário Políticas de Governo para Redução do Impacto Social das Drogas
– Curitiba/PR - 5º leilão de bens apreendidos do tráfico de drogas realizado pelo Funad em 2015
24/06 – Campo Grande/MS
Seminário e programação com eventos esportivos
25/06 – Porto Alegre/RS
Comemoração dos 10 anos do serviço Ligue 132
– Curitiba/PR
Visita ao Projeto Intervidas
26/06 – Rio de Janeiro/RJ
Visita ao Programa Viva Jovem no CTO, Centro de Teatro do Oprimido – Favela da Maré
- Santarém/PA
Visita ao Programa Viva Jovem no Projeto Tribus, Jovens em Movimento
Instituída em 1998 e posteriormente integrada ao Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) tem por missão a articulação da política sobre drogas, com programas de prevenção integrados às redes de saúde, educação e assistência social; apoio à rede de cuidados; reinserção social por meio da estratégia da economia solidária e cooperativismo social; capacitação de profissionais e agentes sociais que trabalham com a política de drogas; realização de estudos e pesquisas, além de diversos outros projetos.
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - Senad - 2025-7329