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Ministério da Justiça e Cidadania e ONU lançam campanha contra o machismo

por publicado: 25/11/2016 16h42 última modificação: 25/11/2016 16h44
Mobilização mundial batizada de “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" contará com peças publicitárias que serão veiculadas nas redes sociais, em revistas de grande circulação e até no WhatsApp

Brasília, 25/11/16 – O Ministério da Justiça e Cidadania, por intermédio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), lançou, nesta sexta-feira (25), a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Enfrentamento à Violência Sexual”. Com a apoio da Onu Mulheres, a mobilização de dimensão internacional aponta a necessidade de desconstruir o machismo e pôr fim à violência contra a mulher. 

“A frieza dos números é de causar arrepios”, afirma a secretária especial de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, ao destacar o dado de que um terço da população brasileira culpa a mulher pelas violências sofridas (Datafolha, 2016). 

Pelaes também chamou atenção para o levantamento do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O documento indica o registro de 45.460 casos de estupro em 2015, ou seja, cinco por hora. 

Diante desse cenário, a campanha adotou o slogan “Machismo. Já Passou da Hora. #PodeParar. Peças publicitárias serão veiculadas nas redes sociais, em revistas de grande circulação e até no WhatsApp. O objetivo é desconstruir a pornografia de vingança (quando imagens de cunho erótico são veiculadas após fim de relacionamentos). 

A secretária considera urgente a mudança de comportamento em nossa cultura. “A campanha vem para fazer a reflexão de que só teremos uma sociedade mais igualitária se tivermos mulheres e homens vivendo nas mesmas condições. Precisamos desconstruir a cultura do machismo, do sexismo e da superioridade masculina”, defende Pelaes. 

Para a representante da Onu Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, é preciso eliminar a violência contra as mulheres considerando a necessidade de investimentos com recursos financeiros e humanos, visando ao desenvolvimento sustentável. “Precisamos reconhecer a importância do diálogo contra o machismo, conversando com as organizações feministas, mas também chamando os homens para a discussão” declarou Gasman.

Durante o lançamento da campanha, foi exibido o documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” – uma iniciativa da Onu Mulheres em parceria com a ONG Papo de Homem. O vídeo está disponível no YouTube.  


16 dias de ativismo
A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. 

Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Campanha contra o machismo

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