Destaque
Ministério da Justiça e Cidadania e ONU lançam campanha contra o machismo
Brasília, 25/11/16 – O Ministério da Justiça e Cidadania, por intermédio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), lançou, nesta sexta-feira (25), a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Enfrentamento à Violência Sexual”. Com a apoio da Onu Mulheres, a mobilização de dimensão internacional aponta a necessidade de desconstruir o machismo e pôr fim à violência contra a mulher.
“A frieza dos números é de causar arrepios”, afirma a secretária especial de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, ao destacar o dado de que um terço da população brasileira culpa a mulher pelas violências sofridas (Datafolha, 2016).
Pelaes também chamou atenção para o levantamento do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O documento indica o registro de 45.460 casos de estupro em 2015, ou seja, cinco por hora.
Diante desse cenário, a campanha adotou o slogan “Machismo. Já Passou da Hora. #PodeParar. Peças publicitárias serão veiculadas nas redes sociais, em revistas de grande circulação e até no WhatsApp. O objetivo é desconstruir a pornografia de vingança (quando imagens de cunho erótico são veiculadas após fim de relacionamentos).
A secretária considera urgente a mudança de comportamento em nossa cultura. “A campanha vem para fazer a reflexão de que só teremos uma sociedade mais igualitária se tivermos mulheres e homens vivendo nas mesmas condições. Precisamos desconstruir a cultura do machismo, do sexismo e da superioridade masculina”, defende Pelaes.
Para a representante da Onu Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, é preciso eliminar a violência contra as mulheres considerando a necessidade de investimentos com recursos financeiros e humanos, visando ao desenvolvimento sustentável. “Precisamos reconhecer a importância do diálogo contra o machismo, conversando com as organizações feministas, mas também chamando os homens para a discussão” declarou Gasman.
Durante o lançamento da campanha, foi exibido o documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” – uma iniciativa da Onu Mulheres em parceria com a ONG Papo de Homem. O vídeo está disponível no YouTube.
16 dias de ativismo
A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.
Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.