Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça atua na segurança e prevenção contra incêndio e pânico

Destaque

Ministério da Justiça atua na segurança e prevenção contra incêndio e pânico

por publicado: 31/12/2013 17h00 última modificação: 02/05/2016 10h35
Portaria determina que os estabelecimentos, assim como os promotores de eventos, serão obrigados a divulgar em material publicitário, anúncios, folders, sites, bilhetes e ingressos os alvarás de funcionamento.

Entra em vigor, dia 25 de dezembro, a Portaria 3.083, também conhecida como Portaria Santa Maria. Ela determina que os estabelecimentos, assim como os promotores de eventos, serão obrigados a divulgar em material publicitário, anúncios, folders, sites, bilhetes e ingressos os alvarás de funcionamento, de prevenção, ou autorização equivalente, com os respectivos prazos de validade. A lotação máxima também deverá estar fixada em local de grande visibilidade em casas de shows, parques de diversão, cinemas, teatros e outros lugares onde sejam promovidos. A Portaria possibilita o controle social sobre serviços que, por se tratarem de relação de consumo, também estão sujeitos às regras do Código de Defesa do Consumidor. O consumidor poderá denunciar o descumprimento da regra a Procons, Ministério Público e Polícia Militar.

Além disso, dia 17 de dezembro foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Justiça, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República e o Serviço Brasileiro de Apoio à Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Sebrae) para realização de ações conjuntas para promoção do desenvolvimento, regularização e fortalecimento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, em especial quanto à simplificação, racionalização e uniformização de requisitos de segurança e prevenção contra incêndio e pânico no processo de licenciamento empresarial.

A partir do acordo, os empresários poderão acessar o Portal do Empreendedor para retirar documentos como alvarás e autorizações de funcionamento. Ficam beneficiadas as  empresas de baixo risco, ou seja, com edificações menores que 750 m2 em até dois pavimentos, abrigando menos de 100 pessoas, que não armazene mais de 250 litros de combustível ou materiais inflamáveis, mais de 90 kg de GLP e não manipule produtos explosivos ou perigosos

Na prática, a informatização do sistema vai ampliar o acesso dos empresários e diminuir a burocracia. O sistema via Internet atinge 100% dos municípios brasileiros, inclusive aqueles que não tem batalhão de bombeiros. Assim os Corpos de Bombeiros irão ter mais tempo e contingente para a fiscalização dos empreendimentos de alto risco.

Ao longo de 2013, em parceria com a Liga Nacional de Bombeiros (Ligabom) foram realizados quatro grupos de trabalho com temas prioritários para as corporações em todo Brasil. Como resultados desses GTs, em fevereiro haverá uma capacitação para 70 mil bombeiros de todo o País, via sistema EAD; foi enviada para o Congresso a proposta de Lei Nacional de Segurança contra Incêndio e Pânico, que irá padronizar e universalizar esse tipo de segurança no País; instalação de uma Política Nacional dos Corpos de Bombeiros, desde 2012 esse trabalho já instituiu 15 procedimentos operacionais padrão para corporações de todo o Brasil; criação do Programa Bombeiro Educador, que irá manter uma cultura de prevenção à incêndios no Brasil. O Ministério da Justiça está realizando a aquisição de 27 Auto Bomba Tanque que serão doados aos estados.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br

Conteúdo
Portaria.pdf by almerindo.trindade — last modified 02/05/2016 10h34