Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça apoia 5° Congresso Internacional sobre drogas

Ministério da Justiça apoia 5° Congresso Internacional sobre drogas

por publicado: 02/12/2015 18h00 última modificação: 04/12/2015 19h50

Brasília, 2/12/2015 - O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), apoia o 5° Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd). O evento teve início nessa terça-feira e segue até esta quinta-feira (03) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Em três dias, o congresso é marcado por diversas atividades como conferências, diálogos, fóruns de debates, lançamentos de livros, e rodas de saberes e fazeres. O evento também conta com a participação de 90 palestrantes de diversas instituições universitárias, da rede pública de serviços, de órgão de políticas sobre drogas do Governo Federal e do DF - além de convidados estrangeiros.

Tais atividades abrangem diversas temáticas como prevenção, redução de danos, discussão acerca do cenário internacional, entre outras que compõem a vasta programação do congresso. Para conferi-la, visite o endereço eletrônico do evento: https://www.congressoabramd.org/

Na solenidade de abertura do congresso, a professora pela UnB e presidente da Abramd, Fátima Sudbrack, ressaltou a importância de todas as instituições presentes. "Não haverá avanço no conhecimento sobre drogas se não for por intermédio desse compartilhamento de todas as políticas, instituições e sociedade civil", afirmou.

A presidente também frisou a importância do novo paradigma antiproibicionista nas discussões sobre drogas, com foco em "uma relação de humanização e respeito", pontuou Sudbrack, após relembrar os 30 anos de trabalho da Associação.

Nesse sentido, observando esse processo de avanços, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Luiz Guilherme Paiva, considerou também os desafios da discussão sobre as questões que envolvem as drogas, tanto em um contexto nacional como internacional. "Estamos em um momento de mobilização. Neste cenário, a variedade de temáticas tratadas aqui demonstram o fechamento de um processo no qual este congresso é a expressão desta instituição", classificou.

Ainda na cerimônia de abertura, o professor Luiz Elisaldo Carlini recebeu homenagem pela diretoria atual da Abramd. Em seguida, foi lançada a medalha "PROF. DR.  ELISALDO CARLINI"  para a premiação das comunicações orais e pôsteres do congresso.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928