Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mato Grosso inaugura Centro Integrado de Comando e Controle

Mato Grosso inaugura Centro Integrado de Comando e Controle

por publicado: 11/06/2014 16h03 última modificação: 11/06/2014 16h03

Cuiabá, 11/6/14 – O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Mato Grosso, estrutura que irá coordenar o esquema de segurança pública no estado durante a Copa, começou a funcionar efetivamente nesta quarta-feira (11). O CICCR é responsável por todas as decisões operacionais da segurança no período do Mundial. O local agrega, em um único espaço, profissionais de 22 instituições que irão atuar de forma direta nas ações desenvolvidas na capital Cuiabá, onde ocorrerão os jogos.

O CICCR integra o Sistema Integrado de Comando e Controle Nacional, implementado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ). Todas as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo possuem um CICCR. 

Instalada no prédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT), a estrutura permite o videomonitoramento total das atividades de segurança durante o evento esportivo e possibilita dar respostas adequadas às demandas, de forma integrada, eficiente e ágil.

Presente na inauguração do Centro, o governador do Estado, Silval Barbosa, avaliou a estrutura tecnológica. “A segurança pública demonstra preparo e prova que prosseguir em busca do aperfeiçoamento dos serviços por meio da tecnologia é o caminho correto para melhorar os produtos oferecidos pela pasta”, destacou.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, enfatizou o local como um dos grandes legados da segurança após a Copa. “Os serviços do CICCR continuarão após os jogos em Cuiabá. Um grande ganho para a população cuiabana”.

O sistema de videomonitoramento permite desencadear ações articuladas entre os comandos das instituições representadas para monitorar possíveis situações críticas, acionando o emprego dos meios disponíveis de forma oportuna, otimizada e coordenada, refletindo na redução do tempo de resposta no atendimento à urgência e emergência.

O local também dispõe de uma sala de gestão de crises, destinada a reuniões que demandam decisões rápidas e eficazes, entre as autoridades da área de Segurança Pública e de Defesa.

Descrito como um ambiente prioritário para atendimento de demandas ordinárias e eventos críticos relacionados a grandes eventos, a estrutura é uma inovação na área da segurança, permitindo que as forças de Segurança e Defesa atuem de forma integrada, garantindo que grandes eventos aconteçam em um ambiente seguro.

Pelo CICCR também serão articuladas as atividades realizadas pelas estruturas móveis, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, a Plataforma de Operação Elevada (POE) e o imageador aéreo, veículos que estarão empregados na Arena Pantanal e no Fan Fest.

“A segurança pública vem se preparando ao longo dos anos para atender o evento Copa do Mundo, com capacitação dos profissionais. E agora temos um grande aparato em tecnologia que irá nos permitir executar nossas ações de forma integrada e otimizada”, destacou o secretário.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315