Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Marco civil é aprovado no Senado e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rouseff

Destaque

Marco civil é aprovado no Senado e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rouseff

por publicado: 22/04/2014 12h19 última modificação: 22/04/2014 21h36
Lei irá estabelecer princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na rede mundial de computadores
Marco civil da internet pode ser aprovado ainda nesta terça pelo Plenário do Senado

Marco civil da internet pode ser aprovado ainda nesta terça pelo Plenário do Senado

Brasília, 22/4/14 - O Senado aprovou sem alterações o marco civil da internet (PLC 21/2014). Embora a oposição tenha firmado a necessidade de mais tempo para discussão sobre o tema, uma manobra regimental do governo possibilitou a inversão de pauta e colocou o projeto como primeiro item da Ordem do Dia desta terça-feira (22). O interesse da base foi a aprovação rápida e sem emendas para que o projeto vire lei durante o seminário Netmundial, que ocorrerá em São Paulo a partir desta quarta-feira (23).

Assim que for publicado, o projeto irá para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. Ele estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na rede mundial de computadores no Brasil.

Para o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, a aprovação do marco civil da internet foi muito importante para o processo de construção participativa de uma lei já realizada em no país.

O projeto teve início com o Ministério da Justiça e uma ampla participação popular, por meio da internet. Recebeu mais de duas mil contribuições da sociedade, que foram incorporadas pelo governo e apresentado ao Congresso Nacional.

“A lei é fundamental para garantir a liberdade de expressão e proteção do usuário, para a garantia da qualidade dos serviços prestados na rede. Ela representa a importância da participação social no nosso país, demonstrando que, quando um governo abre as portas para a participação social, ela tem grandes chances de obter êxito e construir uma política pública com a cara a do nosso país”, diz Pereira.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315