General
Marcas da Memória estreia documentário em Niterói
Brasília, 09/07/2015 – Com 50 minutos de duração, o documentário “Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar” estreia nesta quinta-feira (09) no XI Encontro Regional Sudeste de História Oral, que se realiza no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).
O filme será exibido a partir das 12h no 2º Andar do Bloco "O" do Campus Gragoatá. Um projeto do Laboratório de Estudos do Tempo Presente do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele aborda a trajetória de mulheres que atuaram na resistência ao regime ditatorial.
A base são depoimentos do acervo “Marcas da Memória: história oral da anistia no Brasil”, consolidado em parceria com a UFRJ no âmbito do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia em 2012.
Comissão – Criada em 2001 para reparar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e composta por 25 conselheiros, a maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários. Até janeiro de 2015, a Comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.
Serviço: Estréia do documentário “Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar”
Quando: quinta-feira, 07 de junho, às 12h
Onde: 2º Andar do Bloco "O" do Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense
Veja o trailer.
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
(61) 2025-3135/3315