Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 100 pesquisadores discutem políticas sobre drogas na Paraíba

General

Mais de 100 pesquisadores discutem políticas sobre drogas na Paraíba

por publicado: 26/11/2013 10h51 última modificação: 21/02/2014 11h16

Em uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e do Governo de Portugal, cerca de 100 pesquisadores estão reunidos em João Pessoa, na Paraíba, para discutir o direcionamento de políticas públicas para drogas e tendo como subsídios o resultado de pesquisas específicas sobre o tema.

As pesquisas “Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do país” e “Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil”, divulgadas em setembro, serão apresentadas a especialistas de estados brasileiros e de países da Europa e América do Norte.
A principal meta do encontro, segundo Leon Garcia, diretor de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas da Senad, é mesclar as experiências das pesquisas com a reestruturação do acesso à rede de serviços para atendimento dos usuários de drogas.
“Temos aos poucos uma consolidação de novas informações oriundas de pesquisas. O desafio é fazer com que esses estudos, cada vez mais, direcionem as ações na área de atendimento a usuários de drogas”, explicou Leon.

Além da pesquisa sobre o uso do crack, encomendada pela Senad/MJ à Fundação Oswaldo Cruz, serão apresentados estudos relacionados com prevenção de drogas e o uso do álcool nas escolas e o desafio de envolver as comunidades no apoio aos serviços de saúde e assistência social para o cuidado de usuários de drogas.

O encontro reúne os pesquisadores e coordenadores dos centros regionais de referência mantidos pela Senad/MJ para discutir pesquisas sobre drogas.  Os Centros são uma iniciativa prevista no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado em 2010. A finalidade deles é a formação permanente e a qualificação da intervenção de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social.
Já na quinta-feira, também em João Pessoa, a Senad/MJ continuará as discussões sobre o tema. O secretário nacional de políticas sobre drogas, Vitore Maximiano, recebe os representantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A entidade congrega gestores que atuam na política sobre drogas dos países da América do Sul.

Por Lucas Rosário
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br