Você está aqui: Página Inicial > Notícias > José Eduardo Cardozo e Ruth Dreifuss debatem política sobre drogas

José Eduardo Cardozo e Ruth Dreifuss debatem política sobre drogas

por publicado: 16/04/2015 15h23 última modificação: 17/04/2015 12h17
Participarão do encontro integrantes do Governo e representantes da sociedade civil

Brasília, 16/04/2015 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebe a ex-presidente da Suíça Ruth Dreifuss para uma reunião nesta sexta-feira (17), que vai tratar de temas relacionados a  políticas públicas sobre drogas. Participarão do encontro integrantes do Governo (Casa Civil, MJ, MS, MDS, SDH) e representantes da sociedade civil, como o Instituto Igarapé. O encontro contará também com uma apresentação do município de São Paulo sobre o programa De Braços Abertos.

Ruth Dreifuss, primeira mulher presidente da Suíça, é membro da Global Commission on Drug Policy. Ela pertence ao partido da Social Democracia Suíço e também foi ministra da Saúde/Desenvolvimento Social por quase dez anos na década de 90, período em que liderou  a construção de uma política sobre drogas fortemente articulada com políticas sociais de moradia, trabalho e políticas de saúde de redução de danos em seu país.

Essa política trouxe respostas concretas e que ganharam forte apoio popular, institucionalizando-se nos anos 2000, mesmo com o crescimento de movimentos conservadores que defendiam o modelo de guerra às drogas. Dentre os sucessos da política suíça estão  a grande melhoria nas condições de vida dos usuários pesados de drogas (incluindo grande redução no contágio de HIV), o desaparecimento das grandes cenas de uso de drogas em espaços públicos de cidades suíças (uma delas chegando a contar com mais de 1000 usuários) e  a diminuição da sensação de insegurança da população dessas cidades. Desde então, Ruth Dreifuss tem sido uma interlocutora de diversos governos e da sociedade civil no debate sobre as políticas de drogas.