Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integração e planejamento da segurança marcam sorteio da Copa 2014

General

Integração e planejamento da segurança marcam sorteio da Copa 2014

por publicado: 06/12/2013 17h11 última modificação: 20/02/2014 17h17
“É um evento bem organizado, que já demonstra o excelente nível e padrão que teremos na Copa do Mundo”, diz ministro da Justiça

Brasília, 06/12/13 - Foi concluído com êxito o plano de segurança para o sorteio da Copa do Mundo de 2014, realizado na tarde desta sexta-feira (6), na Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia. O planejamento montado pelo Ministério da Justiça, em conjunto com o Ministério da Defesa e o Governo da Bahia, permitiu que 3,6 mil agentes públicos agissem com integração e eficácia no evento que definiu os jogos do torneio.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a atuação conjunta assegurou às mais de 4 mil pessoas credenciadas para o sorteio - entre membros de delegações, atletas, jornalistas e autoridades - uma experiência tranquila para o Mundial. “É um evento bem organizado, que já demonstra o excelente nível e padrão que teremos na Copa do Mundo”, apontou o ministro, que acompanhou os trabalhos no local, ao lado da presidente da República Dilma Rousseff.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que a Copa no Brasil tem um significado especial. "No Brasil, o futebol está em casa. O futebol está no coração de cada brasileiro, e vamos mostrar que somos um povo alegre e acolhedor. Esta será a Copa das Copas, e ninguém vai esquecer", disse.

Para fazer a segurança do evento, desde segunda-feira (2) foram escalados 3,6 mil homens, entre Exército, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e órgãos locais. Somente na parte interna do complexo de Sauípe foram instalados dois Centros Integrados de Comando e Controle Móveis, uma Plataforma de Observação Elevada, três postos da Polícia Militar e um Posto da Polícia Civil, além de equipes do Corpo de Bombeiros.

Segundo o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, o delegado da Polícia Federal Andrei Rodrigues, a integração da Segurança e da Defesa demonstraram sucesso no evento, sem que fosse necessária qualquer intervenção. “Tudo que foi planejado de forma integrada saiu conforme previsto, com cada setor realizando suas devidas atribuições em ótimo nível", definiu.

 

Allan de Carvalho
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br