Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo avança em diálogo sobre terras indígenas em MS

Governo avança em diálogo sobre terras indígenas em MS

por publicado: 11/06/2014 19h13 última modificação: 11/06/2014 19h13

Brasília, 11/6/14 - O Ministério da Justiça e produtores rurais de Mato Grosso do Sul, avançaram, nesta quarta (11), em Brasília (DF), na avaliação dos laudos de 25 propriedades para demarcação de terras indígenas na região da Fazenda Buritis, em Sidrolândia (MS). Uma nova reunião será realizada na sexta-feira (13), a partir das 10h, no MJ, para análise de novos elementos apresentados pelos produtores.

Clique e ouça a entrevista do ministro da Justiça 

"Foi uma reunião muito produtiva", avaliou o ministro José Eduardo Cardozo. Segundo ele, foram discutidos hoje valores atribuídos às propriedades para efeito de indenização aos proprietários, após as análises feitas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

"Agora estamos fazendo um trabalho técnico, de análise dos levantamentos feitos, para verificar onde eles podem estar adequados à realidade que é invocada pelos proprietários, sem que nós tenhamos nenhuma situação de ilegalidade, que dê estritamente cumprimento ao que a legislação estabelece", informou o ministro da Justiça.

Ainda de acordo com Cardozo, a sensação é de que a mesa de diálogo segue para um bom resultado. "É por meio do diálogo e da mediação que nós podemos conciliar os conflitos de terra indígena em todo o país, sem que pessoas abram mão de direitos, e que podemos ter então a tranquilidade e a paz necessária para esse que é um problema tão grave em todo o Brasil".

Além de produtores rurais e membros da Funai e do Incra, participaram da reunião representantes da Advocacia Geral da União, do Ministério Público Federal e do Governo do Mato Grosso do Sul.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315