Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores públicos terão acesso ao sistema de gestão em segurança pública

Gestores públicos terão acesso ao sistema de gestão em segurança pública

por publicado: 07/04/2015 16h56 última modificação: 07/04/2015 20h18
Ministério da Justiça apresenta mecanismos para auxiliar enfrentamento ao crime e à violência nos municípios

Brasília, 7/4/15 - A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) lançará nesta quarta-feira (8), às 9h, em Brasília, sua mais nova ferramenta de enfrentamento ao crime e à violência para todos os entes da federação. O sistema InfoGGI permitirá aos prefeitos e governadores estaduais  otimizar políticas locais de segurança pública e integrar planejamentos e ações das esferas municipal, estadual e federal.

A apresentação do InfoGGI acontecerá durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), maior evento sobre sustentabilidade urbana do país e este ano tem como tema 'Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo'.


O InfoGGI integra o Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) e é mais uma ferramenta disponível no Portal Sinesp.

Baseado na participação de gestores de diversas áreas do poder público em Gabinetes de Gestão Integrada (GGI), com a participação de órgãos que atuam no município e no estado, o InfoGGI é um sistema de gestão criada para facilitar a organização e funcionamento desses fóruns. Ele fornece gratuitamente aos governantes um instrumento que permitirá à Senasp/MJ acompanhar as demandas dos GGI´s que orientarão planejamentos com focos nos interesses locais, favorecendo parcerias de municípios com o governo federal na área de segurança pública.

Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tendo como grande apoiador o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS reúne bienalmente autoridades e gestores municipais, estaduais e federais. O público estimado para o III EMDS é de cinco mil participantes, dentre os quais cerca de 500 prefeitos e prefeitas. O encontro teve início nesta terça-feira (7) e segue até a quinta-feira (9), no Centro de Convenção Ulisses Guimarães, na capital federal. Confira a programação completa em: https://www.emds.fnp.org.br/

Salas Temáticas

O lançamento do InfoGGI acontecerá dentro das discussões da Sala Temática 'A violência urbana e a redefinição das atribuições dos entes federados na segurança pública', na sala 10 do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, com participação do Ministério da Justiça.

 O evento discutirá o papel dos entes federados na promoção da segurança como direito da cidadania, reiterando a importância da integração federativa e também:

- Enfatizará o protagonismo municipal no campo da prevenção;

- Discutirá o Estatuto das Guardas Municipais e os desafios de sua implementação e tratará da política sobre drogas, analisando seus diversos aspectos e implicações.

- Proporá a articulação de redes como facilitadoras na implementação das políticas públicas de atendimento, prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.

- Demarcará a urgência das políticas para as juventudes, realçando o desafio da redução dos homicídios juvenis, especialmente nas regiões periféricas das cidades.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928