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General Motors e Mercedes-Benz Axor convocam recall

por publicado: 14/06/2013 15h29 última modificação: 20/02/2014 15h02

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que a General Motors e a Mercedes-Benz do Brasil a protocolaram Campanhas de Chamamento para inspeção e substituição de peças.

General Motors - A empresa informa que o recall, com início em 14 de junho de 2013, abrange 11.521 veículos, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos DG260034 a DG334810, para veículos Ônix e Prisma, e DB323045 a DB335478 e EB104832 a EB111963, para veículos Cobalt e Spin. Será realizada inspeção e eventual substituição do pedal de freio dos veículos Chevrolet Onix e Prisma modelo 2013, e Cobalt e Spin modelos 2013 e 2014, equipados com transmissão manual, fabricados entre 20 de maio e 8 de junho de 2013.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatada uma “não conformidade na soldagem do suporte do pedal de freio, o que ocasiona a inoperância do pedal e impossibilita o acionamento do sistema de freio, com risco de acidente e de danos pessoais aos ocupantes do veículo e a terceiros”.

Mercedes-Benz Axor – A empresa convocará 10 (dez) veículos, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre os intervalos 9BM958264DB901542 a 9BM958451DB901940, par substituição de parafusos de fixação dos braços de direção e ligação do eixo dianteiro dos caminhões Axor modelos 2831/48, 2536S/36, 2544/36, 2644S/33 e 2644/36, fabricados em março e abril de 2013.

A empresa destacou que há possibilidade de soltura dos parafusos do braço de direção e fixação do eixo dianteiro, o que pode ocasionar a “perda de dirigibilidade, (...) provocando, em casos extremos, acidentes e danos físicos aos ocupantes dos veículos e terceiros”, o que pode ocasionar riscos à saúde e à segurança.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Detalhes sobre as campanhas de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br/recall e nos serviços de atendimento das empresas:

General Motors - 0800 702 4200 ou pelo site www.chevrolet.com.br.

Mercedes-Benz - 0800 907 9090 ou pelo site www.mercedes-benz.com.br.