General
Fórum discute segurança e combate de roubos a bancos
Brasília, 14/4/14 – Com o objetivo de diminuir o número de ocorrências em todo o Brasil e garantir mais segurança à população, começou, nesta segunda-feira (14), o 1º Fórum Nacional de Enfrentamento a Roubos a Bancos, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
Até terça-feira (15), o encontro reúne cerca de 120 representantes de setores do governo, órgãos policiais e entidades bancárias públicas e privadas. Os grupos discutem propostas para prevenção e combate a esse tipo de crime em todo o país.
Segundo a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o objetivo do Fórum é buscar, em conjunto com os órgãos envolvidos e com a sociedade, conter esse tipo de crime em todas as regiões.
“A ideia é pactuar soluções de aperfeiçoamento dos sistemas de segurança nesse setor. Nossa missão é tentar diminuir a insegurança pelo roubo, furto e explosão de caixas eletrônicos”, explica a secretária.
De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de roubos subiu nos últimos anos. Em 2011 foram 1.707 casos. Nos dois anos seguintes foram registrados 2.480 (2012) e 2.748 (2013) ocorrências.
O chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Marcelo Barros de Oliveira, diz que um detalhe chama a atenção sobre esses crimes. “A maioria dos casos acontece em cidades distantes, aproximadamente 100km dos grandes centros urbanos”, destaca.
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315