General
Força Nacional homenageia veteranos da II Guerra Mundial
Com mais de 90 anos de idade, seis dos ex-combatentes que participaram das missões na Europa, nos anos 1940, se emocionaram durante a solenidade no Ministério da Justiça
Brasília, 1/7/15 - A Força Nacional de Segurança Pública homenageou nesta quinta-feira (2), em Brasília (DF), veteranos das Força Expedicionária Brasileira que participaram da II Guerra Mundial. Todos com mais de 90 anos de idade, seis dos ex-combatentes que participaram das missões na Europa, nos anos 1940, se emocionaram durante a solenidade, realizada no Ministério da Justiça.
Clique e confira as fotos da homenagem
Roberto Alvarenga, 92 anos, agradeceu o reconhecimento e fez questão de utilizar a boina da Força Nacional que recebeu durante o evento. "Temos muito orgulho do Brasil e, caso necessário estamos prontos para defendê-lo", afirmou o primeiro-tenente do Exército aposentado, que hoje é presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil. Também foram homenageados os ex-combatentes Vasco Duarte Ferreira, José Francisco da Cruz, Araripe Rocha, Edson Borges de Lima e Heraldo Antônio Faria Cidade.
A secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, explicou que a solenidade marcou os 71 anos de embarque do primeiro Escalão da Força Expedicionária Brasileira partiu para operações na Itália, durante a II Guerra Mundial. "Somos muito gratos pela contribuição que os senhores deram ao mundo e à democracia, arriscando as próprias vidas", disse.
O diretor em exercício da Força Nacional, Marcello Barros Oliveira, destacou a importância de lembrar heróis que serviram ao Brasil e à população. "Os senhores são inspiração para todos que integram fazem parte da Força Nacional, que embora tenha a missão voltada à segurança pública, uma tropa de paz, se espelha nos senhores, como registra a Canção do Expedicionário", reforçou.
Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928