Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional é homenageada em Sergipe por apoio à perícia criminal

Força Nacional é homenageada em Sergipe por apoio à perícia criminal

por publicado: 10/12/2015 15h32 última modificação: 14/03/2016 09h14

Brasília, 10/12/15 - A Assembleia Legislativa de Sergipe realizou, na quinta-feira (10), uma Sessão Especial para homenagear sete colaboradores da Força Nacional de Segurança Pública que exercem suas atividades no estado. Os profissionais reforçam as ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública com a realização de perícias em locais de crimes, ações de microcomparação balística, testes de eficiência em armas de fogo e necropapiloscopia, além de outras atividades de Perícia Forense.

A homenagem foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo. A honraria foi concedida em virtude dos excelentes trabalhos desenvolvidos pelos profissionais no âmbito da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da Secretaria de Segurança Pública.

A operação da Força Nacional no estado é composta por cinco peritos criminalistas e dois papiloscopistas oriundos dos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins. Os peritos trabalham em locais de crimes e realizando diversos tipos de exames a fim de subsidiar com provas técnicas o inquérito policial.

De Bogotá, na Colômbia, onde participa de reunião de intercâmbio de informações sobre perícia criminal, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, enviou mensagem de agradecimento pela homenagem à Força e de parabéns aos integrantes da operação. "Acreditamos na integração e parceria entre as forças da segurança pública e os entes federados para o enfrentamento da violência e da criminalidade e a atuação da Força Nacional nestes 11 anos expressa a concretude dessa integração. Muito obrigada ao Estado de Sergipe e muito obrigada a todos e todas que tem contribuído para a construção de um país mais justo e seguro", reforçou.

A perita criminal da Força Nacional Paula Yara Spegiorin explica que a equipe está em Sergipe há oito meses e além de trabalhar regularmente na atividade fim, também deu aulas no curso de Formação de Agentes e Escrivães da Polícia Civil do estado. Além de Paula, também foram homenageados Norma Vieira Valério, Cleidson da Silva Melo, Marcelo Eduardo Andrade Almeira, Fernanda Félix Ferreira, Márcio Roberto Blunk Santos e Suely Maurício de Souza. Outros peritos também exerceram suas funções no estado e foram nominados.

O secretário estadual de Segurança Pública, Mendonça Prado, explicou que Sergipe se deparou nos últimos meses com a necessidade de imprimir um choque de gestão na Perícia Forense, modernizando os institutos, qualificando os atuais profissionais e realizando um concurso público para a Cogerp. Foi como contrapartida dessa política de aperfeiçoamento da Perícia Criminal , que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) enviou peritos criminais da Força Nacional para Sergipe. “A vinda deles para o nosso Estado trouxe-nos ares de contemporaneidade científica”, enfatizou.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315