Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional doa viaturas para polícias estaduais

General

Força Nacional doa viaturas para polícias estaduais

por publicado: 23/01/2014 14h40 última modificação: 20/02/2014 14h55
Doação é contrapartida aos estados pela cessão de policiais civis e militares, bombeiros e peritos para as ações desenvolvidas no país

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) está repassando às polícias estaduais 200 veículos que foram utilizados pela Força Nacional de Segurança Pública durante operações em todo o Brasil. A doação desta frota usada, assim como o repasse anual de veículos novos e de equipamentos, soma R$ 24,6 milhões em 2014.

Trata-se de uma contrapartida aos estados pela cessão de policiais civis e militares, bombeiros e peritos para as ações desenvolvidas no país. Entre os 12 estados que já comunicaram o interesse em receber as viaturas usadas, cinco já apanharam a totalidade ou parte dos automóveis e caminhonetes doados: Acre, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

Depois de transportados até as unidades de destino e submetidos à manutenção necessária, os veículos deverão ser empregados nas atividades de segurança pública estaduais.

Também aceitaram os veículos os estados do Amazonas, Amapá, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.

Legado
Além dessas doações, existe uma previsão legal de repasse anual de viaturas novas, adquiridas pela Senasp/MJ, mediante acordo federativo, aos estados que cedem efetivo à Força Nacional de Segurança Pública. São repassados também equipamentos utilizados pelos profissionais quando mobilizados para participar de missões pela FN.

A lista de materiais que serão repassados em 2014 aos estados inclui carabinas e pistolas, capacetes e coletes, além de kits de desencarceramento, serras sabre (utilizados para retirar as vítimas de acidentes que estejam presas às ferragens de um veículo ou os escombros, por exemplo) e aparelhos de respiração autônoma, para mergulhos de resgate, utilizados pelos Corpos de Bombeiros.

Allan Carvalho
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br