Força Nacional apreende granada dentro de ônibus em GO
Brasília, 13/10/14 - Uma operação da Força Nacional no Entorno do Distrito Federal resultou na apreensão de um artefato explosivo dentro de um ônibus. A granada de morteiro foi localizado durante uma abordagem ao veículo de transporte coletivo, na noite de sexta-feira (10), em Luziânia (GO).
O diretor de operações da Força Nacional, tenente-coronel Américo Gaia, informou que o item bélico é de propriedade do Exército Brasileiro. "Depois de apreendido, o artefato foi encaminhado ao 1º Distrito da Polícia Civil de Goiás", disse o oficial.
O dono da bolsa em que o morteiro estava foi identificado. "A investigação deverá apontar de onde esse material saiu", disse o tenente-coronel.
A apreensão aconteceu numa barreira montada pela Força Nacional em parceria com a Polícia Militar de Goiás e a Polícia Rodoviária Federal. A ação tem foco no combate ao tráfico de armas e drogas e, especialmente, na prevenção a roubos e homicídios na região.
Operação Cerrado
Ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, a Força Nacional realiza desde dezembro de 2011 a operação Cerrado. O objetivo é apoiar o governo de Goiás na preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio, nas cidades limítrofes entre Goiás e Distrito Federal.
A operação consiste em ações de polícia ostensiva, no cumprimento de mandado de prisão, de busca e apreensão, e barreiras policiais específicas em rodovias.
Também são realizadas investigações para conclusão de inquéritos policiais anteriores ao ano de 2008, exames de eficiência de balística, microcomparação balística, necropapiloscopia e identificação criminal, além do projeto social Força na Comunidade.
Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315