Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FN ajuda comunidade de morro a pintar as casas

General

FN ajuda comunidade de morro a pintar as casas

por publicado: 30/12/2013 19h54 última modificação: 21/02/2014 13h29
Força Nacional de Segurança Pública comemorou o sucesso das operações policiais e ações sociais de 2013 com um mutirão de pintura nas casas da comunidade, em parceria com os moradores e a prefeitura da cidade

Brasília, 30/12/2013 – Os moradores do morro Santo Amaro, no Rio de Janeiro (RJ), vão celebrar a chegada de 2014 de uma forma muito colorida. Depois de ocupar a comunidade em maio de 2012 e erradicar o comércio de drogas no local, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça, comemorou o sucesso das operações policiais e ações sociais de 2013 com um mutirão de pintura nas casas da comunidade, em parceria com os moradores e a prefeitura da cidade.

Mais de 100 casas foram pintadas nas cores verde, amarela, azul e laranja. Foram três dias de trabalho, com a participação de 120 policiais que integram a missão do órgão federal na capital fluminense. “O mutirão fecha mais um ciclo positivo desse trabalho no Santo Amaro. As ações no local tiveram início há 19 meses, com a chegada da comunidade pelo programa 'Crack, É Possível Vencer' do Governo Federal, com apoio da Força Nacional”, afirma Regina Miki, secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Desde o início do projeto na região, no Catete, nenhum homicídio foi registrado na comunidade e seu entorno, bem como ocorrências de tráfico ou consumo de drogas. "A ação é importante porque traz novos ares para a comunidade, além de aproximar os moradores, cada vez mais, dos agentes da Força Nacional. Essa integração é fundamental para melhorar a vida de quem vive na região", ressaltou o secretário municipal de Governo, Rodrigo Bethlem.

Antes da ocupação, o Morro Santo Amaro era conhecido como cracolândia. No Rio de Janeiro, duas outras favelas chamam a atenção pelo colorido. O Morro Santa Marta, em Botafogo, teve projeto do estado em parceria com uma loja de tintas. Na Rocinha, em São Conrado, as cores vieram com o PAC, do governo federal, e foram inspiradas na rua Caminito no bairro La Boca, em Buenos Aires.

 

Por Allan de Carvalho

Assessoria de Imprensa
Ministério da Justiça
(61) 2025-3194
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br