Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição relembra os 50 anos do golpe militar e homenageia vítimas

General

Exposição relembra os 50 anos do golpe militar e homenageia vítimas

por publicado: 21/03/2014 16h15 última modificação: 21/03/2014 16h15

 

Brasília, 21/3/14 – Com o objetivo de promover a preservação da memória e uma justa homenagem às vítimas que tiveram seus direitos violados durante a ditadura, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e o Instituto Ensaio Aberto lançam, neste sábado (22), no Rio de Janeiro, a exposição Golpe 50 anos depois: Memória, Verdade e Justiça.

A exposição contará com 12 ambientes interativos que irão criar uma atmosfera cultural dos anos 60 e 70. O evento terá também debates em mesas redondas, grupos cênicos com leituras teatrais da época, bem como mostras de filmes com exposições comentadas. 

O presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, explica que a exposição foi selecionada durante a quarta chamada pública do Projeto Marcas da Memória.  “Esse projeto é um fundo de apoio às iniciativas de memorização produzidas pela Sociedade Civil, e que serve para ampliar a política estatal de reparação em um processo de reflexão e aprendizado coletivo, fomentando iniciativas locais, regionais e nacionais que permitam a emergência de olhares plurais sobre o passado, conectando-os as nossas responsabilidades com as mazelas do presente e com as tarefas democráticas e de democratização ainda em curso”, ressalta Abrão.

Golpe 50 anos depois fica em exibição até o dia 13 de abril, aberta para visitação de quarta a domingo, das 14h às 21h, no Armazém Utopia, localizado na Avenida Alves, Armazém 6, Cais do Porto, Rio de Janeiro (RJ).

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315