Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juventude negra, homicídios e encarceramento em debate

Destaque

Juventude negra, homicídios e encarceramento em debate

por publicado: 05/11/2014 18h08 última modificação: 06/11/2014 12h11
De quarta (5) a sexta-feira (7), ciclo de atividades no MJ é aberto ao público. Inscrições podem ser feitas no local. Veja programação

Brasília, 5/11/14 – A Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) promovem, de quarta-feira (5) a sexta-feira (7), o ciclo de atividades sobre “Juventude Negra Brasileira: Homicídios e Encarceramento”. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no local, no próprio Ministério da Justiça.

Palestras, debates, exibição de filmes e apresentação de pesquisas contarão com especialistas brasileiros e internacionais, e devem provocar a reflexão sobre a realidade da juventude latino- americana, em especial a brasileira, com foco em dois aspectos principais: os altos índices de homicídios que ocorrem nas periferias e o encarceramento das populações negras.

O intuito é também promover a troca de conhecimento entre o público em geral, acadêmicos, organizações da sociedade civil atuantes na área e as contribuições científicas mais atualizadas acerca do tema das pesquisas desenvolvidas junto ao Projeto Pensando o Direito, da SAL.

O evento contará com a participação professor Eugenio Raúl Zaffaroni, ministro da Corte Suprema de Justicia de la Nación Argentina. Zaffaroni também é professor titular e diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Buenos Aires, doutor honoris causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela Universidade Católica de Brasília e pelo Centro Universitário FIEO, vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal. Magistrado de careira, exerceu a advocacia, passou rapidamente pela política em seu país e produziu uma vasta e conceituada obra sobre sua especialidade.

O ministro é considerado uma das maiores autoridades mundiais em Direito Penal na atualidade. Referência obrigatória na América Latina, é um dos responsáveis por fazer uma releitura crítica do Direito Penal. Suas teorias são amplamente difundidas no Brasil, tendo publicado livros em português.

Veja a programação completa

Serviço
Ciclo de atividades sobre o tema “Juventude Negra Brasileira: Homicídios e Encarceramento”,
Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2014
Horário da abertura: 19h
Local: Auditório Tancredo Neves – Ministério da Justiça

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315