Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estruturas móveis do MJ reforçam a segurança pública no sorteio da Copa

General

Estruturas móveis do MJ reforçam a segurança pública no sorteio da Copa

por publicado: 05/12/2013 11h46 última modificação: 20/02/2014 17h29
Estão em uso no Sauipe (BA) dois caminhões Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCM) e uma base Plataforma de Observação Elevada (POE)

Brasília, 03/12/2013 – Dentro dos investimentos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) para fortalecer a segurança pública na Copa do Mundo 2014, três estruturas móveis já se destacam no trabalho de monitoramento do sorteio final da competição, que acontece nesta sexta-feira (6), na Costa do Sauipe, no Norte da Bahia. Estão em uso na região dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCM) e uma Plataforma de Observação Elevada (POE), adquiridos e repassados pelo MJ às forças locais de segurança pública.

Do interior de um dos CICCMs, o major da Polícia Militar da Bahia, Taylon Cavalcante, explica como acompanhava a movimentação no local, por meio das câmeras de um dos caminhões deslocados para a Costa do Sauipe. “Essa unidade faz todo o sistema de ocorrências, monitora a área e capta as imagens. No alcance de um raio de aproximadamente 1 km temos imagens do próprio caminhão. Nessa distância conseguimos identificar qualquer pessoa”, explicou o major, responsável pelas unidades móveis ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle regional da Bahia.

Estão no Sauipe dois caminhões que funcionam como CICCM. Eles são veículos (caminhões) adaptados e equipados com sistemas de comunicações, vídeo monitoramento e uma plataforma integrada de inteligência para gestão de eventos. Podem abrigar até 16 profissionais em seu interior.

Além das imagens que cada um deles é capaz de captar, dos 19 monitores é possível monitorar 24 câmeras que estão sendo colocadas ao longo da rodovia que dá acesso ao Sauipe, e 12 instaladas no interior do complexo. “Também temos acesso a outras 80 câmeras ligadas ao evento. Daqui a gente pode transmitir essas imagens para o centro de comando regional, que fica em Salvador, sempre que necessário”, completou.

Integração

O trabalho nas unidades móveis é realizado de forma conjunta entre as forças de segurança pública. Segundo Cavalcante, há representantes das polícias militar, federal, rodoviária federal, do Corpo de Bombeiros, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outros órgãos do sistema de defesa. De acordo com a secretaria de Segurança Pública da Bahia, o efetivo envolvido na operação do sorteio é de 1.500 homens.

“Se tem um incêndio, acionamos a unidade dos Bombeiros que está aqui. Diante de uma ocorrência, acionamos o grupamento necessário, pelo sistema de comunicação. Se é uma ocorrência policial, aqui já tem um policial militar. Se é um incidente envolvendo estrangeiro, temos um policial federal que aciona a equipe dele. Isso com o auxílio do que existe de mais atual até aqui em termos de tecnologia”, disse o major.

Além dos 19 monitores e das câmeras próprias, há duas estruturas para videoconferência, grandes impressoras capazes de imprimir plantas das localidades, uma sala de reuniões para gerenciamento de crises, entre outros equipamentos.

Plataformas

De forma complementar aos dois Centros Integrados Móveis, será usada na Praia do Forte, a 27 km da Costa do Sauipe, uma das Plataformas de Observação Elevada (POE) que já foi entregue à Bahia pela Sesge/MJ. A outra será entregue ainda este mês. O investimento nessas quatro estruturas é da ordem de R$ 6 milhões.

Os dois CICCMs já foram usados durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, e nas festividades do feriado estadual de 2 de julho e do feriado nacional da independência, em 7 de setembro. “Isso é legado para o estado. Não precisamos montar uma estrutura para cada evento. A gente traz a estrutura pronta, utiliza e depois recolhe. Além dos grandes eventos, temos condições de agir diante de qualquer ocorrência, como uma rebelião ou uma enchente”, explicou o titular da Sesge, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

 

Com informações do Portal da Copa

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br