Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esquadrão da PMDF treina com robôs antibombas da Copa do Mundo

Esquadrão da PMDF treina com robôs antibombas da Copa do Mundo

por publicado: 29/04/2014 16h27 última modificação: 29/04/2014 16h31

 

 

Brasília, 29/4/14 - Com 30 militares especializados em lidar com artefatos e substâncias explosivas, o esquadrão antibombas do Bope da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) já está familiarizado com o robô comprado pelo governo federal para a Copa do Mundo. Segundo o capitão Lúcio Flávio, comandante do Esquadrão de Bombas, já foram feitos vários treinamentos para a utilização do equipamento.

“A função principal é a minimizar os riscos do operador no momento de transportar o objeto. Já temos um histórico de muita experiência nessa área e estamos prontos para a Copa”, garantiu o capitão.

Os robôs possuem quatro câmeras e um braço manipulador, estratégicos para o reconhecimento de objetos suspeitos, deslocamento do artefato explosivo para um local adequado e, se necessário, desativação da bomba.

Segundo Lúcio Flávio, as máquinas poderão ser utilizadas em outras situações de perigo, como no uso de armas químicas e biológicas, ou durante a negociação com alguém que porta uma arma de fogo e ameaça um refém. 

A compra dos robôs são parte dos investimentos da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) para as 12 cidades-sedes do Mundial.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315