Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Escola Nacional de Mediação e Conciliação lança manuais para resolução de conflitos

Escola Nacional de Mediação e Conciliação lança manuais para resolução de conflitos

por publicado: 17/12/2014 16h38 última modificação: 17/12/2014 16h38

Brasília, 17/12/14 – A Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM) lançou, nesta quarta-feira (17), o mais abrangente conjunto de manuais para mediação de conflitos desde a criação da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ). Com abordagem didática, os guias trazem conceitos e técnicas de conciliação, mediação e negociação. Todo esse arcabouço teórico está direcionado para a realidade cotidiana com que se deparam especialistas do Direito, servidores públicos e administradores de empresas.

As publicações são resultado de parceria entre o Ministério da Justiça, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Escola Nacional de Advocacia (ENA), o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Conhecimento
Como ferramenta de difusão da cultura do diálogo, a ENAM é um centro de produção de conhecimento sobre a temática da conciliação e da mediação, observa o secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano.

“O objetivo é o de apoiar aqueles que diuturnamente se utilizam dessas técnicas de construção de consensos. Dessa forma, em parceria com os principais atores do sistema de justiça, promovemos a série de manuais, composta por materiais didáticos e pedagógicos acessíveis a quem desejar estudar e se aprofundar nos métodos autocompositivos de solução de conflitos”, afirma o secretário.

Setores público e privado
Os destaques do lançamento são os manuais direcionados a empresários em geral e servidores públicos. Essas publicações fazem parte dos cursos homônimos oferecidos gratuitamente pela SRJ: “Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas” e “Resolução Consensual de Conflitos Coletivos Envolvendo Políticas Públicas”.

Voltado a advogados e administradores de empresas, o primeiro deles visa proporcionar procedimentos de resolução de conflitos nas relações comerciais. São apresentadas técnicas que permitem melhoria na qualidade do atendimento a clientes e na negociação produtiva em sessões de conciliação, seja no âmbito judicial ou extrajudicial.

Já a publicação “Resolução Consensual de Conflitos Coletivos Envolvendo Políticas Públicas” faz parte do curso organizado pela SRJ nas modalidades presencial e a distância para servidores públicos.

A série de publicações é composta por cinco manuais:

- “Negociação e Mediação para Membros do Ministério Público”;

- “Mediação para a Defensoria Pública”;

-  “Mediação de Conflitos para Advogados, escrito por Advogados”;

- “Resolução Consensual de Conflitos Coletivos Envolvendo Políticas Públicas”; 

-  “Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas”.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315