Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro reunirá mulheres da Amazônia

Destaque

Encontro reunirá mulheres da Amazônia

por publicado: 03/10/2016 15h29 última modificação: 03/10/2016 15h29

Brasília, 3/10/16 – O governo federal realizará, em novembro, o primeiro Encontro de Mulheres da Amazônia. Organizado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), do Ministério da Justiça e Cidadania, o evento será sediado em Belém (PA). O objetivo do encontro é ampliar o debate e o conhecimento sobre as políticas públicas e os direitos das mulheres. A data ainda não foi definida. 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) dará apoio por meio de articulação com movimentos sociais de extrativistas do bioma. A ideia é reunir lideranças comunitárias, organismos estaduais e federais e todos os setores do governo federal que atuem nas questões de gênero.  

 A secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do MMA, Juliana Simões, explica que o encontro é importante para o avanço do processo de inclusão das mulheres da Amazônia. “As quebradeiras de coco, extrativistas, pescadoras artesanais e agricultoras familiares, que formam a base que sustenta milhares de famílias ribeirinhas, em assentamentos e pequenas comunidades, contribuem para a preservação ambiental no bioma”, afirma. 

Violência
A ideia de realizar o evento surgiu a partir de levantamento feito pela SEPM, que detectou subnotificação de chamadas pelo telefone 180, o disque denúncia de crimes contra a mulher nos nove estados da Amazônia. “Não há nenhum estudo ainda sobre as causas da subnotificação, mas acreditamos que a cultura, a falta de conhecimento sobre a defesa dos direitos e o acesso às políticas públicas estejam entre elas”, avalia Ericka Filippelli, secretária de articulação da SPEM.  

A partir dessas informações, o órgão decidiu ampliar o leque de temas, para promover a integração das políticas públicas para o setor. “Decidimos voltar o olhar para a Amazônia a fim de melhorar a vida das mulheres. Queremos avançar na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres da Amazônia”, concluiu.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg