Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro no Nordeste discute perícia criminal e banco de perfis genéticos

Encontro no Nordeste discute perícia criminal e banco de perfis genéticos

por publicado: 25/05/2015 18h01 última modificação: 25/05/2015 18h01
MJ investe na melhoria da perícia nos estados do Nordeste como estratégia para dar mais consistências às provas da Justiça

Brasília, 25/5/15 – Começa nesta terça-feira, dia 25, em Recife, o primeiro workshop nordestino de genética forense, evento estratégico para a expansão das pesquisas e trabalhos sobre o assunto no Brasil. O Ministério da Justiça investe na melhoria da perícia nos estados do Nordeste como estratégia para aprimorar os trabalhos investigativos e dar mais consistências às provas da Justiça. O evento segue até a próxima quinta-feira, dia 28. 


Organizado pela Universidade Federal de Pernambuco, o evento é aberto para profissionais e estudantes, desde o ensino médio até as mais diversas especializações em Universidades. As inscrições podem ser feitas no site do evento: https://www.labbe.ufpe.br/.

Iniciativa promove a melhoria na investigação que será realizada pelo Ministério Público e Poder Judiciário na fase da ação penal e inquérito policial. 

A composição da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) no Nordeste faz parte das pautas que serão debatidas durante o encontro. A Rede foi criada em 2009 por uma iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e Secretarias de Segurança dos estados e já reúne mais de 2.500 perfis genéticos e serve para comparar o perfil genético de vestígios e acusados.

No dia 28, a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos será discutida em uma mesa redonda por representantes dos estados que já lidam com os trabalhos para reunir vestígios com identificação genética de acusados por crimes, vestígios e pessoas desaparecidas. O objetivo é trocar experiências, apresentar a situação atual, divulgar os resultados já alcançados e promover o uso dos bancos de perfis genéticos na região.

No Nordeste, os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba já estão integrados à rede de perfis genéticos.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928