Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro nacional de polícias comunitárias discute novas estratégias

Sua Segurança

Encontro nacional de polícias comunitárias discute novas estratégias

por publicado: 25/02/2014 11h47 última modificação: 25/02/2014 16h42
Evento realizado em Brasília nos dias 27 e 28 de fevereiro irá reunir profissionais, gestores e pesquisadores de todo o país

Brasília, 25/2/14 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) promove, nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Brasília-DF, o 10º Encontro Técnico Anual dos Coordenadores Estaduais de Polícia Comunitária. O objetivo do evento é promover alinhamento conceitual e debate acerca do cenário nacional das políticas de prevenção à criminalidade e à violência. Para isso, participarão do encontro profissionais, gestores e pesquisadores de todo o país. Serão apresentados os programas prioritários do governo federal na área de enfrentamento ao crack e redução de homicídios, além de propostas para melhoria da interação entre a polícia e a sociedade. 

A iniciativa permitirá aos coordenadores estaduais de polícia comunitária acompanhar o trabalho intersetorial e interministerial do Programa ‘Crack, é possível vencer’, implementado atualmente pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Casa Civil e ministérios da Justiça, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

Haverá ainda oficinas para os profissionais que irão atuar como coordenadores dos cursos Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias. Esses cursos, cujas temáticas são voltadas às redes de atenção e cuidado e à abordagem policial de pessoas em situação de risco, serão realizados nos estados, Distrito Federal e municípios que aderiram ao programa. 

Na área específica de polícia comunitária, estão previstas oficinas temáticas para padronização dos procedimentos operacionais adotados em todo território nacional e discutidas propostas curriculares, tanto para capacitação de lideranças comunitárias quanto para qualificação de policiais que atuam em bases móveis. 

A solenidade de abertura acontecerá às 8h30 do dia 27/2, na sala Planalto – Hotel St. Peter – Setor Hoteleiro Sul, bem como as demais atividades, que serão desenvolvidas entre as 8h00 e as 19h.

 

Marina Junqueira
Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br