Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissões estaduais detalham esquema e dizem que está tudo pronto para a Copa

Comissões estaduais detalham esquema e dizem que está tudo pronto para a Copa

por publicado: 05/05/2014 17h01 última modificação: 06/05/2014 10h42

Brasília, 5/5/14 – Os estados-sede detalharam à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) seus planos táticos para garantir a segurança durante a Copa do Mundo de 2014. De acordo com balanço feito durante a reunião das Comissões Estaduais de Segurança para Grandes Eventos (Coesges), na semana passada, em Porto Alegre, já está tudo pronto para a Copa do Mundo.

O Centro de Cooperação Policial Internacional, a Portaria 88/2014 que regulamenta o Sistema Integrado de Comando e Controle, o Módulo Projeto Sistema Integrador e os aprendizados trazidos pela realização de exercícios simulados foram alguns dos assuntos tratados no evento.

“Estamos plenamente confiantes que estamos no caminho certo. Nós, da segurança, já estamos prontos para a Copa do Mundo”, afirmou durante a reunião o gerente-geral de Segurança do Comitê Organizador Local, Hilário Medeiros.

O funcionamento pleno do Sistema Integrador foi destacado pelos participantes como um dos legados na segurança deixados pelo evento. “Estamos prestes a inaugurar um grande avanço tecnológico”, ressaltou o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels.

De acordo com o diretor de Operações da Sesge, Cristiano Barbosa Sampaio, esse projeto de integração é arrojado e corajoso, fruto de muitos estudos, baseado nos conceitos mais modernos de outros países.  “É o que a Sesge vai deixar de melhor para a segurança pública do país”, disse.

Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC)
Coordenado pela Sesge, o SICC promove a integração e o fortalecimento dos órgãos de segurança pública, defesa, inteligência, defesa civil e gerenciamento de trânsito, nos três níveis de governo, baseando-se em critérios da promoção dos direitos humanos e da utilização da infraestrutura desenvolvida após os grandes eventos.

O SICC funciona com uma visão unificada dos incidentes, o que permite uma melhor tomada de decisões de forma mais rápida e acertada.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315