Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em dois anos, Brasil treina 1.027 policiais que atuam na fronteira

Em dois anos, Brasil treina 1.027 policiais que atuam na fronteira

Equipes estaduais são capacitadas para fortalecer repressão a crimes como o tráfico de drogas e de armas

por publicado: 12/03/2015 10h30 última modificação: 12/03/2015 10h36

Brasília (12/3/15) – O Ministério da Justiça inicia, na segunda-feira (16), em Dourados (MS), o calendário 2015 de treinamentos em segurança pública para regiões fronteiriças. Um grupo de 30 policiais civis e militares do Mato Grosso do Sul irá participar, até o dia 25, da 28ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, que já formou 1.027 participantes em 2013 e 2014.

A qualificação reúne 16 disciplinas como 'Reconhecimento e Identificação de Drogas', 'Procedimentos Frente a Ocorrências Fronteiriças', 'Identificação de Artefatos Explosivos', 'Busca Veicular' e 'Táticas para Confrontos Armados'.

Os cursos são desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). As instruções visam à melhoria da prestação de segurança pública da população residente na faixa de fronteira, através do fortalecimento da presença estatal, especialmente das instituições policiais.

A titular da Senasp/MJ, Regina Miki, lembra que a região de fronteira do Brasil com outros 10 países da América do Sul soma uma extensão de quase 17 mil quilômetros. “Esse cenário demanda que o Brasil prepare, de forma ainda mais qualificada e contínua, os policiais que monitoram essas áreas, em parceria com as instituições de segurança dos estados”, destaca a secretária nacional de Segurança Pública.

Continuidade

Além das 27 edições do curso 'Unidades Especializadas de Fronteira' para operadores e das cinco edições para formar multiplicadores, a Senasp/MJ também realizou nos últimos dois anos os cursos 'Gestão de Políticas de Segurança Pública nas Fronteiras' e 'Policiamento de Vias Hídricas de Fronteira'. Foram treinados 1.027 profissionais de segurança pública de estados fronteiriços, sendo 473 em 2014 e 554 em 2013.

As capacitações ocorrem em parceria com instituições federais e estaduais, com turmas selecionadas formadas por policiais experientes. As aulas acontecem em cidades localizadas nos pontos mais extremos do país, como Laranjal do Jari (AP), São Miguel do Guaporé (RO), Porto Esperidião (MT) e Santana do Livramento (RS).

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315