Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Efetividade de recalls é tema de debate público

General

Efetividade de recalls é tema de debate público

por publicado: 19/06/2015 12h54 última modificação: 19/06/2015 12h54

Brasília, 19/06/2015 - Discutir, de forma transparente, com a sociedade e mercado, os desafios e caminhos para a prevenção de acidentes de consumo e aumentar da efetividade das campanhas de recall. Esse é o tema do I Debate Público sobre Efetividade das Campanhas de Recall, organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça em conjunto com o Ministério Público Federal em São Paulo e os membros do Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (Gepac). O debate acontece nesta sexta-feira (19), na Procuradoria da República em São Paulo.

“É um amplo debate público para debater questões ligadas ao recall e ampliar a atuação na melhoria dos índices das campanhas. Essa é uma oportunidade para discutir, de forma transparente, com a sociedade e mercado, os desafios e caminhos para a prevenção de acidentes de consumo e o aumento da efetividade das campanhas de recall”, ressalta a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

Monitoramento de acidentes de consumo

Na abertura do evento serão assinados dois importantes acordos de cooperação técnica com o Hospital São Paulo (Unifesp) e com o Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina da USP), para implementação do Sistema de Informações de Acidentes de Consumo (SIAC) – sistema é administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), em parceria com a Secretaria de Vigilância e Saúde e Anvisa.

O SIAC recebe informações dos profissionais de saúde sobre acidentes graves ou fatais, decorrentes do uso de produtos ou serviços colocados no mercado de consumo. Os registros e informações irão subsidiar a atuação conjunta dos órgãos de defesa do consumidor e dos respectivos órgãos reguladores e certificadores, como a Anvisa. A ideia é prevenir acidentes de consumo e promover a introdução de produtos cada vez mais seguros no mercado de consumo.

Serviço
I Debate Público sobre Efetividade das Campanhas de Recall
Data: 19/06/2015
Horário: 9h30 às 17h
Local: Auditório da Procuradoria da República em São Paulo, na rua Frei Caneca, 1360, 1º subsolo, São Paulo (SP)