Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretoras do MJ estão na lista de mulheres de destaque do site Think Olga

Diretoras do MJ estão na lista de mulheres de destaque do site Think Olga

por publicado: 12/12/2014 17h48 última modificação: 15/12/2014 11h30

Brasília, 12/12/14 - O site Think Olga, dedicado a elevar o nível de discussão sobre a feminilidade nos dias atuais, divulgou esta semana uma lista de quase 150 mulheres que, "dentro de uma grande corporação ou na sala de casa atingiram muitas das conquistas mais impressionantes do ano”. E duas mulheres do Ministério da Justiça fazem parte desta lista: a diretora do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, Fernanda dos Anjos, e a diretora da Comissão de Anistia, Amarilis Busch Tavares.

Fernanda dos Anjos é advogada mineira e a primeira mulher a assumir o Departamento de Justiça do MJ. Foi a única brasileira convidada a ser relatora da ONU como um dos cinco exemplos mundiais em governança de política de tráfico de pessoas. Fernanda acredita que o trabalho em equipe é fundamental para que ela tenha seu trabalho reconhecido. “Não faço este trabalho sozinha”, diz a advogada.

Já Amarilis coordenou este ano importantes projetos na área da reparação moral, simbólica coletiva e psicológicos atingidos por atos de exceção durante a ditadura e à sociedade brasileira como um todo, tais como a Caravanas da Anistia, o projeto Marcas da memória o memorial da Anistia Política no Brasil e as Clínicas de testemunho. Também atuou em vários outros trabalhos da Comissão, como artigos e congressos.

Segundo ela, todas essas realizações reforçam o seu compromisso com o fortalecimento da democracia no Brasil. “Isso depende do pleno conhecimento e reconhecimento todo nosso passado de violações e da efetivação da justiça de transição: o direito à verdade, à reparação, à memória, à justiça, e a reforma das instituições”.

 

 Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315