Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso virtual capacita órgãos públicos para resolução de conflitos

Curso virtual capacita órgãos públicos para resolução de conflitos

por publicado: 12/05/2014 16h39 última modificação: 12/05/2014 16h39

Brasília, 12/05/2014 – A Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (SRJ/MJ), abriu inscrições para o curso “Resolução consensual de conflitos coletivos envolvendo políticas públicas”, para servidores públicos de todo o País. A proposta é colaborar com a ampliação das políticas de mediação.

A Enam desenvolveu um curso específico para a solução de conflitos coletivos, levando em conta o grau de complexidade dos conflitos. As inscrições para as 500 vagas podem ser feitas até o dia 28 de maio, pelo endereço eletrônico www.cead.unb.br/enam.

Com carga horária de 30 horas, o curso será ministrado entre 9/6 e 27/7. O objetivo é a capacitação em técnicas de resolução de conflitos coletivos relacionados à execução de políticas públicas. “Por meio do diálogo entre as partes, conduzido de forma eficiente e a partir da metodologia apresentada na capacitação, esperamos favorecer a construção de soluções consensuais eficientes e duradouras”, explicou o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano.

O curso é destinado aos servidores de órgãos públicos que atuam em conflitos envolvendo políticas públicas em geral, tais como questões indígenas, políticas para comunidades quilombolas, questões fundiárias urbanas e rurais, proteção ambiental, questões de infraestrutura, mineração, desenvolvimento econômico, transporte público, saúde e educação.

Durante o curso, os participantes vão aprender a realizar um diagnóstico da situação, a identificar quais os atores indispensáveis em um processo de mediação, a elaborar uma estratégia de solução consensual de um conflito, e a coordenar a redação de um acordo que seja capaz de solucionar um conflito de forma eficaz e duradoura. O curso é gratuito e os participantes serão certificados pela Enam.  Mais informações pelo e-mail enam@mj.gov.br

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315