Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso sobre combate à lavagem de dinheiro capacita servidores do Amapá

Curso sobre combate à lavagem de dinheiro capacita servidores do Amapá

por publicado: 20/05/2014 13h23 última modificação: 20/05/2014 13h23

Brasília, 20/5/14 – Cerca de 60 agentes públicos participam, no Ministério Público do Amapá, em Macapá, do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), coordenado pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ) por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).

O treinamento de 20 horas, que segue até o dia 23/5, é composto de palestras, debates e casos práticos. Diversos órgãos, como ministérios públicos, polícias civis, tribunais de contas, Polícia Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Banco Central e Controladoria Geral da União (CGU) já participaram e colaboram com a iniciativa.

“É importante que os agentes públicos recebam capacitação específica para combater crimes como a lavagem de dinheiro e a corrupção. Em geral, são crimes complexos, muitas vezes associados a outras modalidades de delitos, e isso dificulta o processo de investigação e de punição dos criminosos”, explica o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

O PNLD foi criado há dez anos como uma das iniciativas da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e já capacitou mais de 13 mil agentes públicos do país.

“O programa leva aos agentes públicos uma metodologia que possibilita maior êxito no combate a crimes como a lavagem de dinheiro, em geral associada também à corrupção. Os encontros presenciais e a troca de experiências entre os participantes são fundamentais para o êxito do curso”, explica o diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315