Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso para jornalistas aborda refúgio e proteção internacional

General

Curso para jornalistas aborda refúgio e proteção internacional

por publicado: 14/03/2014 19h31 última modificação: 14/03/2014 19h31

Brasília e São Paulo, 13/3/14 - A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil e a Caritas Arquidiocesana de São Paulo promovem, no próximo dia 31 de março, a 2ª Oficina Paulista de Jornalismo sobre Proteção Internacional de Refugiados.

Com o tema “Brasil: de Origem a Destino de Refugiados”, o curso será realizado das 8hs às 12hs, no auditório Franco Montoro da Secretaria da Justiça (Pátio do Colégio, 184). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail rayai@sp.gov.br até o próximo dia 26 de março (veja programação abaixo e ficha de inscrição em anexo). 

Os participantes do curso terão a oportunidade de debater com especialistas em refúgio e proteção internacional, além de entrevistar refugiados que vivem no Brasil e brasileiros que foram refugiados devido às perseguições feitas pelo regime militar que vigorou no país entre 1964 e 1985. Durante o curso, também serão esclarecidos aspectos técnicos sobre refúgio, apatridia e deslocamento interno, além de especificidades da cobertura jornalística sobre o tema.

Entre os palestrantes estão o representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez, a secretária de Justiça e presidente do Comitê Estadual para Refugiados, Eloisa de Sousa Arruda, e um representante da Caritas SP, que atende solicitantes de refúgio e refugiados na cidade.

São Paulo no foco

Com o curso, a Secretaria de Justiça, o ACNUR e a Caritas buscam destacar as novas tendências do refúgio em São Paulo. Nos últimos três anos, o número de solicitações de refúgio no Estado cresceu quase quatro vezes, saltando de 314 (registradas em 2011) para cerca de 1.200 (em 2013). De todas as solicitações de refúgio registradas no país em 2013 (aproximadamente 4.700), o Estado de São Paulo recebeu 24% delas. Considerando anos anteriores, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo tem cadastrados mais de 3.000 solicitantes de refúgio.

Atualmente, o Estado abriga cerca de 2.100 refugiados reconhecidos, sob o atendimento da Caritas SP (na capital) e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH, no interior). O Estado recebe solicitantes de refúgio da África, Ásia, Oriente Médio, Europa e América Latina.

“Vamos oferecer uma capacitação de alto nível para contribuir com o trabalho da imprensa dentro e fora das redações, oferecendo subsídios para o entendimento amplo de questões contemporâneas fundamentais”, explica Andrés Ramirez, representante do ACNUR no Brasil.

Para a secretária de Justiça, Eloisa Arruda, o curso “vem no contexto do aumento do número de pedidos de refúgio no Brasil, o que torna o tema de especial relevância para os profissionais da área de comunicação”.

De acordo com os números mais atuais do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), o Brasil abriga cerca de 5.200 refugiados reconhecidos, de 80 nacionalidades diferentes (34% são mulheres). Os principais grupos, por país, são formados por colombianos (1.117 pessoas), angolanos (1.062

refugiados) e congoleses (617). O Brasil também tem recebido refugiados vindos do conflito da Síria. Ao todo, cerca de 330 já foram reconhecidos.

Presença do ACNUR em São Paulo - A 2ª Oficina Paulista de Jornalismo sobre Proteção Internacional de Refugiados será encerrada com a assinatura do convênio entre a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania e o ACNUR, oficializando a abertura do escritório desta agência da ONU no Estado.  O escritório está localizado dentro da Secretaria de Justiça e vem funcionando desde o final do ano passado. A decisão do ACNUR de estabelecer uma maior presença no Estado se deve ao aumento das chegadas de solicitantes de refúgio em São Paulo e ao consequente crescimento da população sob seu mandato.

 

Serviço

2ª Oficina Paulista de Jornalismo sobre Proteção Internacional de Refugiados

Inscrições: até 26 de março

- Envio da ficha de inscrição para rayai@sp.gov.br

- Data do curso: 31 de março (segunda-feira), das 8hs às 12hs. ● Local: Auditório da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. ● Endereço: Pátio do Colégio, 184 - São Paulo/SP.

 

Programação

- 08h00-08h30: Café de boas vindas.

 

- 08h30-08h45: Boas vindas e apresentação: palavras dos organizadores.

 

- 08h45-09h45: Bloco 01 (palestra seguida de entrevista).

            - Aspectos Técnicos da Proteção Internacional de Refugiados (Representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez);

 

- 09h45-10h00: Pausa com coffee-break.

 

- 10h00- 11h00: Bloco 02 (palestra seguida de entrevista).

            - A Dinâmica da Cobertura Jornalística sobre Refúgio (Oficial de Informação Pública do ACNUR no Brasil, Luiz Fernando Godinho; Relações Externas da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Larissa Leite);

 

- 11h00-12h30: Bloco 03 (convidados especiais / palestra seguida de entrevista).

            - Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda;

            - Depoimento de refugiados que vivem no Brasil e de ex-refugiados brasileiros;

 

Mais informações

- Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo Assessoria de Comunicação

Fone: (11) 3291-2612/2613/2614

e-mail: starantelli@sp.gov.br

 

Com informação de ACNUR Brasil
Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 3044.5744 e Fax: (61) 3044.5705
e-mail: informacao@unhcr.org

 

Ministério da Justiça
Primeiro lugar nas redes sociais 
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315