Destaque
Curso online de educação financeira ficará disponível por três semanas
Brasília, 25/11/16 – Começa nesta sexta-feira o Curso de Educação Financeira para Consumidores, promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC). Desenvolvido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) em plataforma online, os módulos ficarão disponíveis por três semanas e poderão ser assistidos pelo cidadão em qualquer horário.
Cerca de 3 mil pessoas se inscreveram no Curso 1 do Programa de Educação Financeira para Consumidores, que contará com certificação da Universidade de Brasília (UnB) para os alunos aprovados. Acesse o curso aqui: https://ead.defesadoconsumidor.gov.br/
A finalidade da iniciativa é orientar os consumidores sobre serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos sobre seus direitos. Nesse curso, o cidadão terá noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão do Banco Central.
A ação consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Senacon na área de educação financeira desde 2010, quando passou a representar o MJC no Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).
Módulo 1:
- Apresentação do curso;
- Como Antônia entrou no vermelho;
- O começo da virada.
Módulo 2:
- Sabendo quanto ganho e quanto gasto:
1.1 Organizando as próprias contas;
1.2 Quanto eu ganho;
1.3 Quanto eu gasto;
1.4 Falta ou sobra dinheiro?
Módulo 3:
- A mágica dos juros.