Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Prevenção a Drogas é oferecido para 40 mil conselheiros e líderes comunitários

General

Curso de Prevenção a Drogas é oferecido para 40 mil conselheiros e líderes comunitários

por publicado: 23/12/2013 16h09 última modificação: 21/02/2014 10h36

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Curso Prevenção do Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Serão oferecidas 40.000 vagas para todo o Brasil, buscando fortalecer a atuação em rede para a prevenção do uso de crack, álcool e outras de drogas.

Segundo o secretário Vítore Maximiano, da Senad, o curso é uma importante ferramenta de disseminação de informações qualificadas sobre a temática drogas, conforme previsto no Programa 'Crack, É Possível Vencer'. "Essa capacitação a distância possibilitará aos conselheiros e líderes a articulação de uma rede local preparada para abordagem das questões relacionadas ao uso de crack e outras drogas nos municípios brasileiros", afirma.


Ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o curso terá carga horária de 120 horas, com atividades desenvolvidas ao longo de 12 semanas de aula, por um período de três meses. O curso é totalmente gratuito e oferece certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a todos os alunos que concluírem com êxito as atividades propostas ao longo das aulas.

O público-alvo desta 6ª edição será composto por conselheiros atuantes nos diversos Conselhos sobre Drogas, Tutelar, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos Escolares, Juventude, Idoso e Trabalho, Conselho de Segurança Comunitária bem como, líderes Comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas.

O conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área e reúne informações atualizadas sobre: classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção ao uso de drogas, legislações, políticas públicas sobre drogas e outros assuntos correlatos. Esta edição contará com um conteúdo inédito sobre Diretos Humanos.

 

Allan de Carvalho
Assessoria de Imprensa
Ministério da Justiça
(61) 2025-3194
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br