Destaque
Curso de língua portuguesa para imigrantes e refugiados
Brasília, 18/11/16 - Imigrantes e refugiados que não têm o pleno domínio do português podem estudar o idioma no Distrito Federal. O curso de língua portuguesa e cultura brasileira para imigrantes, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), começou na última quarta-feira, 16, e conta com 38 estrangeiros matriculados. O curso é resultado de pacto firmado pelo Ministério da Justiça e Cidadania por meio do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) com o Ministério da Educação.
Foram ofertadas 40 vagas pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), no campus da Asa Norte. As aulas têm por objetivo proporcionar o aprendizado da língua e da cultura brasileiras aos solicitantes de refúgio e refugiados. A iniciativa conta com a parceira do Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), entidade da sociedade civil que acolhe o público no Distrito Federal.
O Pronatec fornece, além das aulas gratuitas, um auxílio ao estudante para custear alimentação e transporte, de acordo com os critérios e valores da unidade ofertante. Portanto, esses refugiados, solicitantes de refúgio e portadores de vistos humanitários poderão contar com aulas gratuitas de português básico, bem como auxílio para comparecerem às aulas, além de todo o material necessário sem qualquer custo.