Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso capacita 54 instituições para atuar no centro de segurança da Copa no DF

Curso capacita 54 instituições para atuar no centro de segurança da Copa no DF

por publicado: 22/05/2014 11h01 última modificação: 23/05/2014 11h31

Brasília, 22/5/14 – A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), por meio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSPDF), treinou representantes de 54 instituições locais que irão compor os 60 acentos do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), situado em Brasília, e que funcionará integrado com todas as cidades-sede durante a Copa do Mundo.  O objetivo é promover o nivelamento de informações, protocolos, procedimentos e rotinas dos policiais. O mesmo procedimento ocorre nas demais cidades-sede.

 

O curso de operacionalização do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), que terminou na última sexta-feira (19), contou com a participação de representantes de ministérios, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Cruz Vermelha, Samu e servidores de agências reguladoras.

 

 A capacitação é estratégica para a integração entre as instituições que promovem serviços importantes, como o atendimento policial nas rodovias e áreas urbanas, serviços médicos, bombeiros, agências de trânsito e empresas que regulam fornecimento de água e energia elétrica.

 

De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Paulo José, gerente de planejamento do CICCR-DF, o curso possibilitará tomadas de decisões mais rápidas. “O grande legado para o Distrito Federal é toda a estrutura montada, toda a tecnologia e os recursos disponibilizados para a segurança pública. O nível de serviços é alto e trará melhorias para a sociedade”, explicou o coronel.

 

As demais cidades-sede da Copa do Mundo também contam com um CICCR, que estão integrados com os Centros Integrados de Comando e Controle Nacional (CICCN) de Brasília e do Rio de Janeiro. A troca de informações entre os centros regionais e nacionais serve para coordenar o trabalho desenvolvido por equipes mistas externas, que também promovem um intercâmbio de serviços.

 

“O CICCN é o centro de nível estratégico que coordena e acompanha a Operação de Segurança durante a Copa do Mundo 2014, promovendo articulação e integração das atividades, mantendo atualizadas e disponíveis as informações estratégicas para o alto escalão do Governo Federal”, destacou o diretor de Operações da Sesge/MJ, Cristiano Barbosa Sampaio.

 

Com 55 telões de 55 polegadas cada um e 60 posições com computadores, a estrutura do CICCR será usada para monitorar a área central de Brasília durante a Copa do Mundo durante 24 horas por dia.

 

Ministério da Justiça

Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br

imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315