Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para curso sobre cuidado a dependentes químicos no sistema penitenciário terminam nesta quarta-feira (5/9)

Destaque

Inscrições para curso sobre cuidado a dependentes químicos no sistema penitenciário terminam nesta quarta-feira (5/9)

por publicado: 03/09/2018 14h47 última modificação: 04/09/2018 16h48
A capacitação terá duração de dois meses e é aberta para a população em geral

Brasília, 3/9/18 – Para atender as necessidades de formação dos agentes de execução penal, será realizado o curso Lassus: Linhas de Cuidado e Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas no Sistema Penitenciário. A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e executada pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (Sead-UFSC). O curso, que está com inscrições abertas até esta quarta-feira (5/9), foi desenvolvido para atender demanda do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

A proposta do curso foi desenvolvida a partir da necessidade de cuidado aos dependentes químicos dentro do sistema penitenciário, diante de diversos fatores que vão desde a adoção de medidas quase exclusivamente repressivas, punitivas e intolerantes diante do porte e do uso de substâncias ilícitas, até especificidades culturais, sociais e político-econômicas, considerando o contexto brasileiro. 

O Depen tem atuado para modificar essas condições, promovendo a reformulação do modelo de gestão do sistema prisional como forma de contribuir para a efetivação do respeito pelos direitos humanos dos privados de liberdade. Atualmente o Brasil tem a 3ª maior população carcerária do mundo, com mais de 726 mil apenados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.  

Além disso, o Depen busca o desenvolvimento de processos formativos voltados aos agentes de execução penal para ampliar as ações orientadas para aqueles que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, considerando a alta prevalência de usuários entre essa população. 

O curso, que terá duração de dois meses, está aberto para população em geral. Clique aqui para fazer a inscrição.