Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil firma parceria com escritório da ONU para criação do Centro Internacional para Segurança Pública

Destaque

Brasil firma parceria com escritório da ONU para criação do Centro Internacional para Segurança Pública

por publicado: 04/09/2018 13h30 última modificação: 04/09/2018 14h55
Serão investidos R$ 7 mi na implantação do centro que permitirá qualificar a produção e análise de estatísticas de segurança pública
Ministro da Segurança Pública e representante do UNODC no Brasil assinam acordo.

Ministro da Segurança Pública e representante do UNODC no Brasil assinam acordo.

Ministro da Segurança Pública e representante do UNODC no Brasil assinam acordo.

Brasília, 04/09/2018 – O Ministério da Segurança Pública (MSP) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) assinaram, nesta terça-feira (04), uma parceria que permitirá a criação do Centro Internacional para Segurança Pública no Brasil. Serão investidos R$ 7 milhões para implantação do centro que ficará vinculado ao Ministério da Segurança Pública.

 O documento de cooperação assinado pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e pelo representante do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, materializa uma cooperação para a produção, coleta, compilação intercâmbio, análise e divulgação de informações estatísticas sobre segurança pública, sistema prisional e drogas. O desenvolvimento da parceria será feito a partir de novos instrumentos específicos.

 “O estado brasileiro até hoje não teve condições de produzir estatísticas criminais e de segurança pública em nível nacional. Agora, com o Sistema Único de Segurança Pública, essa realidade começa a mudar”, afirmou Jungmann.

O ministro destacou que a iniciativa tem importância estratégica para a segurança pública do Brasil. A previsão é que o centro comece a operar até o fim deste ano.

“Nós estamos, portanto, trazendo, para o combate ao crime organizado a produção de dados estatísticos, as melhores referências, as melhores práticas que nós temos mundo afora, para que nós possamos ter dados e informações que nos habilitem a construir políticas públicas necessárias ao combate ao crime organizado, às organizações criminosas e o tráfico de drogas”, destacou Jungmann.

Serão desenvolvidas ações pelo governo brasileiro e o escritório da ONU para aperfeiçoamento da produção estatística do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), apoiando também as unidades da federação responsáveis pela produção dos dados. O objetivo é fortalecer a implantação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, base do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), em vigor desde junho pela Lei nº 13.675/2018.

Segundo o representante da UNODC no Brasil, Rafael Franzini, a criação do centro era uma das maiores aspirações da entidade internacional.

“A política pública que não tem base em evidência está destinada a fracassar, a não ser bem sucedida e no mundo inteiro isso é bem compreendido. Quando o governo dá uma resposta a uma situação problemática, como é o caso da segurança pública, precisa ter dados para atuar e a coleta, uso e padronização dos dados é um dos objetivos desse centro”, ressaltou.

O diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, que participou da construção do acordo, considerou a iniciativa histórica.

“A oportunidade que o Ministério está dando ao fazer essa parceria acaba sendo um dos primeiros legados desse primeiro ciclo da pasta. Isso muda a chave do debate sobre segurança pública, deixa de ser impressionismo e passa a ser construção de evidências, articulação e diálogo com a sociedade, tendo a transparência como ferramenta básica”, afirmou.

A integração dos dados foi destacada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro.

“A grande vantagem desse centro é juntar as informações dos diferentes sistemas do governo federal com as informações de institutos para que a gente possa, de fato, chegar no diagnóstico que precisamos para encontrar a solução necessária para a segurança pública no Brasil”, afirmou Galloro.

Parcerias

O Ministério da Segurança Pública (MSP) tem desenvolvido ações em parceria com órgãos de segurança de todo o país e demais atores da sociedade organizada para buscar engajamento dos segmentos sociais na implantação da Política Nacional de Segurança Pública. 

O UNODC é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela prevenção ao crime justiça criminal e questões relacionadas ao consumo e abuso de drogas. A principal missão do escritório é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.

Assessoria de Comunicação Social

(61) 2025-3135/2025-9962

ascom@seguranca.gov.br

www.seguranca.gov.br