Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil discute com Paraguai e Argentina iniciativa sul-americana de segurança

Destaque

Brasil discute com Paraguai e Argentina iniciativa sul-americana de segurança

por publicado: 07/06/2018 14h51 última modificação: 14/06/2018 15h43
Projeto de Raul Jungmann foi apresentado ao Paraguai e à Argentina durante reunião de ministros em Assunção

Paraguai

Jungmann, do Brasil, Ariel Martinez, ministro do Interior paraguaio, e o subsecretario de Estado argentino, Martín Verrier Foto: Allan Carvalho

Assunção, 7/6/18 - O Brasil propôs formalmente à Argentina e ao Paraguai o lançamento de uma Iniciativa Sul-Americana de Segurança. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (7) durante encontro de ministros em Assunção. 

Proposto pelo representantes brasileiro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o protocolo visa a realização de ações conjuntas contra organizações criminosas, em especial nas faixas de fronteira. "A proposta engloba a cooperação policial internacional, o compartilhamento de informações e o intercâmbio para capacitações de agentes", define Jungmann. A Ameripol atuará como entidade de coordenação e articulação da Iniciativa, segundo a intenção brasileira. 

"Nossos países possuem desafios transnacionais semelhantes e soluções que precisam de uma articulação mais intensa. Por meio do Mercosul pretendemos desenvolver ações conjuntas, com ênfase nas fronteiras e no combate à organizações criminosas", destaca o ministro. 

Mercosul contra o crime
A Iniciativa Sul-Americana de Segurança foi bem acolhida pelos ministros de segurança pública, inteligência e defesa dos três países, e será mais detalhada pelo Brasil na 41ª Reunião de Ministros do Interior e Segurança do Mercosul e Estados Associados, que acontece nesta sexta-feira (8), na capital paraguaia. 

Pelo Brasil, também participaram da comitiva os ministros Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), Joaquim Silva e Luna (Defesa), além dos diretores da Polícia Federal, Rogerio Galloro, e da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias.

IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério Extraordinário da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962
imprensa.mesp@gmail.com