Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consumidor.gov.br recebe primeira adesão de agência reguladora

Destaque

Consumidor.gov.br recebe primeira adesão de agência reguladora

por publicado: 13/12/2016 19h04 última modificação: 13/12/2016 19h08
Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Agência Nacional de Aviação (ANAC) assinam acordo de cooperação técnica. A partir de 2017, interações entre consumidores e empresas aéreas serão monitoradas

Brasília, 13/12/16 -  A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC) e a Agência Nacional de Aviação (ANAC) assinaram um acordo de cooperação técnica, por meio do qual a ANAC adere à plataforma Consumidor.gov.br. A ferramenta disponível na internt foi desenvolvida e é operada pela Senacon, em parceria com os demais membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), além de uma série de Tribunais de Justiça que a ela também já aderiram. 

Com isso, a partir de março de 2017, a ANAC passará a monitorar as interações entre os consumidores e as companhias aéreas, por meio dessa plataforma, com o mesmo grau de detalhamento que o SNDC já enxerga essas demandas. Isso contribuirá muito para que a ANAC possa avaliar, de forma direta e precisa, as interações entre os consumidores e as empresas do setor. 

Para a Senacon, de outra parte, essa adesão da ANAC à plataforma representa um passo extremamente importante para a consolidação do consumidor.gov.br como efetiva ‘porta de entrada’ das reclamações de consumo, via internet, num ambiente público, onde toda a sociedade pode monitorar, dia a dia, a qualidade do relacionamento entre as empresas e seus consumidores. 

Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Armando Luiz Rovai, “ao aderir ao Consumidor.gov.br, a ANAC dá um passo importante para trazer para o campo da regulação setorial brasileira, de forma inédita, uma percepção muito mais clara e precisa da perspectiva dos consumidores sobre o processo regulatório. 

Diante disso, para a Senacon é uma “imensa satisfação receber a ANAC como mais uma parceira da plataforma Consumidor.gov.br, dando ainda mais força e legitimidade a esse sistema, que vai se consolidando, entre nós, como uma ampla e efetiva política pública de prevenção e redução de litígios entre consumidores e fornecedores”. 

Segundo o diretor-presidente da ANAC, José Ricardo Botelho, a adesão ao sistema vai contribuir para o aumento das mediações bem-sucedidas entre passageiros e empresas aéreas, com a resolução efetiva dos problemas apresentados pelos reclamantes e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prestação do transporte aéreo no País.  

Atualmente, o índice de solução de conflitos por meio da plataforma é de cerca de 80%, num prazo médio de sete dias. 

Banner

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg