Destaque
Consumidor.gov.br, educação financeira e recall de veículos foram destaque do ano
Brasília, 02/01/17 – O balanço da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon) destaca a atuação articulada com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para garantir a segurança dos veículos que rodam no Brasil, como um dos resultados positivos de 2016.
As duas instituições lançaram o Boletim de Recall de Veículos com números sobre recalls realizados entre 2013 e 2016 e informações sobre defeitos, riscos aos consumidores, componentes mais afetados e percentuais comparativos. Até setembro deste ano, mais de 900 mil automóveis, caminhões e motocicletas tiveram que retornar às montadoras para correção de problemas identificados por seus fabricantes. Confira aqui o Boletim Recall – Veículos.
O Curso de Educação Financeira para os Consumidores, na modalidade de educação a distância, gratuito e com certificação pela Universidade de Brasília (UnB), foi outra iniciativa da Senacon que garantiu um saldo positivo em 2016. Mais de 3 mil consumidores se inscreveram no curso on-line, promovido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor entre novembro e dezembro.
Premiada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) por inovar a gestão pública, a plataforma on-line de resolução de conflitos Consumidor.gov.br continua crescendo e chegou ao final de 2016 com mais de 414 mil usuários e 357 empresas participantes. Com índice de solução de conflitos de 80%, em prazo médio de apenas 7 dias, a ferramenta virtual recebeu registros de mais de 503 mil reclamações de consumidores.