Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta a sistema internacional identificará criminosos estrangeiros ainda no país de origem

Consulta a sistema internacional identificará criminosos estrangeiros ainda no país de origem

por publicado: 26/06/2014 14h10 última modificação: 26/06/2014 14h29

Brasília, 26/6/14 - Nesta quinta-feira (26), em visita ao Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), em Brasília, o ministro José Eduardo Cardozo anunciou uma medida que fortalece ainda mais as ações de cooperação internacional para os trabalhos de segurança pública na Copa do Mundo e após o torneio. 

Clique e ouça a entrevista coletiva do ministro da Justiça

A Polícia Federal cruzará os nomes com o sistema I-24/7, cujos recursos possibilitam a identificação de estrangeiros com restrições na Justiça ainda em seu país de origem. 

O sistema permite a verificação, com base na troca de informações, se o passageiro consta na base de dados da Interpol e, em caso positivo, gera um alerta. Esta mensagem é enviada para os policiais federais que trabalham no (CCPI). Estes podem atuar preventivamente, com consultas antecipadas ao país de origem do passageiro ou ao país de nacionalidade do viajante estrangeiro. O trabalho pode ser feito por um policial brasileiro ou pelos policiais estrangeiros que estão atuando no Centro de Cooperação Internacional. 

O ministro José Eduardo Cardozo aponta que as possibilidades de cruzamento de informações possibilitarão a localização e identificação prévia de passageiros que possam representar ameaças ao Brasil. “Antes isso era feito apenas pelos Estados Unidos. Servirá como uma poderosa ferramenta no combate à criminalidade no país”, explicou o ministro.

Por Lucas Rosário
Foto: Isaac Amorin

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315