Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça os principais equipamentos que o MJ repassa para as perícias

General

Conheça os principais equipamentos que o MJ repassa para as perícias

por publicado: 03/02/2014 12h01 última modificação: 19/02/2014 15h28
É com base em vestígios recolhidos no local do crime que muitos delitos são solucionados. Ministério da Justiça investiu no estados, em 2013, R$ 75 milhões por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

“A cena do crime fala”. Essa máxima, repetida por especialistas em segurança pública, constata a importância da Perícia Criminal para a elucidação de inúmeros casos. E é com base em vestígios recolhidos no local que muitos delitos são solucionados. Com o objetivo de modernizar os órgãos oficiais de perícia criminal dos estados e do Distrito Federal, o Ministério da Justiça investiu, em 2013, R$ 75 milhões por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Um exemplo desse investimento é o cromatógrafo gasoso, que possibilita o exame preciso de substâncias tóxicas e entorpecentes. Ele realiza análise química instrumental por separação de compostos químicos, processo estratégico para as investigações.

Também foram adquiridos e distribuídos aos entes federados microcomparadores balísticos, utilizados em exames microscópicos de projeteis. Este aparelho conclui com exatidão a partir de qual arma de fogo a munição foi disparada.

A Senasp ainda comprou servidores de rede para atender o Sistema Codis (Combined DNA Index System — Sistema Combinado de Índex de DNA), importante ferramenta para ajudar a elucidar crimes que dependam da análise de DNA.

Câmaras frias foram adquiridas para conservação de corpos ou partes anatômicas, indispensáveis para o exame pericial e posterior confecção de laudos forenses.

Além dessas aquisições, está em fase de finalização a compra de microscópio eletrônico de varredura (MEV) para os órgãos periciais. Esse equipamento analisa, classifica e identifica as substâncias encontradas nos locais onde ocorreram delitos.

O MEV é um equipamento capaz de produzir imagens ampliadas em até 500 mil vezes seu tamanho original, com resolução adequada para detectar a presença de componentes químicos depositados sobre a superfície do corpo físico em exame.

Outras aquisições encontram-se em trâmite na Senasp para doação aos órgãos periciais de todo o país. Na área de Balística Forense, o Sistema de Indexação Balística (Sisbala) para laboratórios de Genética Forense, o analisador genético, o termociclador e o moinho vibratório de bolas (triturador). Na área de Papiloscopia, as câmeras fotográficas e o kits de Papiloscopia.


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br

2301_ARTE_PERICIA_2.jpg