Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira os serviços oferecidos pela Casa de Direitos de Alagoas

Confira os serviços oferecidos pela Casa de Direitos de Alagoas

por publicado: 26/05/2014 11h33 última modificação: 26/05/2014 11h33

Brasília, 26/5/14 -  A segunda Casa de Direitos do país, que será inaugurada nesta sexta-feira (26) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Maceió, irá atender a população mais carente do estado, especialmente a que mora no bairro de Jacintinho. Veja quais serviços serão oferecidos.

I. Secretaria de Estado de Promoção da Paz

A Secretaria de Estado da Promoção da Paz disponibilizará, além da gestão, recepção e primeira triagem na Casa, os seguintes serviços:

  • Anjos da Paz: para triagem e encaminhamento dos dependentes químicos às comunidades acolhedoras;
  • Núcleo de Justiça Comunitária e Mediação de conflitos: para atuar na mediação comunitária, educação para os direitos e articulação das redes locais;
  • Agentes da Paz: capacitações para agentes da comunidade com foco na cultura de paz e prevenção da violência.
  • Campanha do Desarmamento: apoio para divulgação e educação da campanha e coleta de armas de fogo e de brinquedo.
  • Educação para Paz: trabalho com as crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino, visando uma cultura de paz.

Horário e dias de Funcionamento previstos - Os serviços da Secretaria de Estado da Promoção da Paz funcionarão de segunda à sexta das 8h às 17h, podendo haver palestras ou reuniões também nos fins de semana. Para o atendimento serão utilizados os servidores da Superintendência de Promoção da Cultura de Paz, bem como os profissionais contratados para o Núcleo de Justiça Comunitária.

III. Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos

A Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos disponibilizará os seguintes serviços:

  • PROCON-AL: o PROCON visa à harmonização nas relações de consumo, com isso desenvolve atividades que promovam a educação, orientação e a garantia dos direitos dos consumidores, adotando dessa forma, diversos mecanismos que facilitem o acesso ao órgão, com um posto de atendimento ao público, onde são realizadas aberturas de demandas e conciliação das mesmas, acesso nas diversas redes sociais para abertura de reclamações (Facebook, e-mail, Twitter), ou em contato a central de atendimento através do telefone 151, núcleo especializado para planos de saúde e ao consumidor superindevidado, núcleo especializado ao cidadão idoso, além da coordenadoria de fiscalização, que de forma diária, realiza ações, de orientação e punição as empresa que desrespeitam o código de defesa consumidor.
  • Centro de Referência em Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude e da Criança e do Adolescente: serão disponibilizados mensalmente profissionais que prestarão atendimento às mulheres, jovens, crianças e adolescentes através de palestras, divulgação de leis protetivas, dos equipamentos especializados (Centros de Referência) e de Unidades Móveis.

 Será disponibilizado um funcionário, duas vezes na semana, segunda e quarta-feira das 8h às 12h.

VI. Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional

A Secretaria de Estado do Trabalho disponibilizará os seguintes serviços:

  • Emissão de carteira do trabalho (CTPS);
  •  Inscrição no cadastro Mais Emprego (MTE);
  • Oficina para o primeiro emprego

Horário e dias de Funcionamento previstos - Os serviços de CTPPS e TEM serão realizados todas as sextas-feiras, de 08h às 14h; a Oficina para o primeiro emprego será realizada no período posterior, das 14h30 às 17h.

VII. Defensoria Pública do Estado de Alagoas

Será realizado o Atendimento Inicial aos assistidos, residentes e domiciliados no Bairro do Jacintinho e adjacências, bem como o processamento de petições iniciais que não forem de competência dos demais órgãos especializados de atuação, a serem distribuídas nas varas Cíveis, Família e Sucessões da capital.

Horário e dias de Funcionamento previstos - O atendimento prestado na Casa de Direitos pela Defensoria Pública será realizado diariamente (segunda à sexta-feira), no horário de 08h às 14h.

VIII. Ministério Público Estadual

Serão desenvolvidas as seguintes atividades: 1. Triagem e catalogação; 2. Atendimento pelo membro do Ministério Público; 3. Encaminhamento de solução.

Horário e dias de Funcionamento previstos - Segunda-feira, das 8h às 12h.

 IX. Defensoria Pública da União

A Defensoria Pública da União em Maceió-AL fará atendimento diário na Casa de Direitos, disponibilizando um de seus servidores para atendimento, supervisionado pelos Defensores Públicos Federais lotados na Unidade. Referido servidor atenderá o assistido, reduzirá a termos sua pretensão e apresentará a questão jurídica aos Defensores Públicos que desenvolvem suas atividades regulares na sede da DPU em Maceió-AL. Todos os atendimentos subsequentes de retorno serão realizados mediante impulso dos Defensores Públicos Federais, na própria Unidade da DPU.

Horário e dias de Funcionamento previstos - A Defensoria Pública da União atenderá das 08h às 14h, diariamente, na forma descrita no item anterior, com supervisão e atuação jurídica dos Defensores Públicos Federais nos casos concretos.

 X. Tribunal de Justiça de Alagoas

 O Tribunal de Justiça de Alagoas realizará os seguintes serviços:

  • Consulta processual e orientação: o público poderá realizar consultas processuais aos sistemas SAJ (Sistema de Automação do Judiciário) e PROJUDI (Processo Judicial Digital), além de receber informações sobre processos em andamento e orientações sobre, direitos, cidadania e justiça.
  • Mediação e Conciliação pré-processual: o serviço de mediação e conciliação pré-processual será oferecido, por meio do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos Pré-Processuais, com conciliadores do Poder Judiciário em escala diária.
  • Projetos especiais: projetos de cidadania e direitos, como o Núcleo de Promoção da Filiação, casamentos e palestras serão oferecidos de maneira itinerante com a participação da ESMAL.

Horário e dias de Funcionamento previstos - O Tribunal de Justiça realizará o atendimento ao público diariamente, das 08h às 14h, na forma descrita no item anterior, e estabelecerá uma escala dos conciliadores de forma que ao menos um esteja presente todo dia.

Serviço
Inauguração Casa de Direitos de Alagoas.
Local: Praça do Mirante, bairro do Jacintinho, Maceió.
Data: 30/05/2014
Hora: 11h

Por Renata Amoras

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315