Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso do MJ premia trabalhos de estudantes sobre prevenção de drogas

General

Concurso do MJ premia trabalhos de estudantes sobre prevenção de drogas

por publicado: 16/10/2013 19h32 última modificação: 21/02/2014 10h49
Projetos foram divididos entre as categorias cartaz, vídeo, jingle, fotografia e monografia. Prêmios chegaram a R$ 6 mil

O Ministério da Justiça realizou, nesta quarta-feira (16), a cerimônia de premiação dos alunos de escolas públicas e privadas que participaram do programa cultural “A Educação na Prevenção no Uso de Drogas”. Os projetos foram divididos por categorias cartaz, vídeo, jingle, fotografia e monografia. Os prêmios chegaram a R$ 6 mil. 

Veja o álbum de fotos do evento

Conheça os ganhadores

O menino paraense Gabriel Silva, 9, foi um dos vencedores do concurso com um vídeo feito na escola em parceria com os amigos. Sobre o roteiro, ele narrou de forma simples, mas consciente: “Um garoto estava utilizando droga. Nisso, chega o amigo dele e oferece um livro”. 

O estudante paranaense de Apucarana, Jonh Sousa de Melo, 11, ganhou o prêmio com um vídeo bastante criativo. “È o dia folclore, eu sai da aula para o recreio. Ao termino do intervalo, quando eu estava jogando bola, voltei aos estudos. Antes, vi um cachimbo, voltei para a aula e coloquei o artefato na boca do saci perêrê”. Jonh disse que a idéia teve o auxilio dos professores.  

Segundo a professora de Artes de John, Michele de Almeida, há na escola projetos de conscientização em diversas áreas. Para ela, o apoio técnico foi importante na organização final, na hora da filmagem, edição, organização das idéias e imagens para serem filmadas. “O professor é uma pessoa amiga que esclarece ao aluno sobre o perigo das drogas”, disse

A mãe de John, Márcia de Sousa, participou do evento e deu um alerta: “Más companhias existem. Porém a educação é a base de tudo”.

Para o professor de Parajus (CE), Francisco Aníbal, que representou a aluna Ana Sara Albana, as drogas são um problema nacional que podem ultrapassar os muros da escola, e por isso a prevenção deve ser tratada dentro da sala de aula. “O professor deve conscientizar o estudante para que não deixe a escola virar lugar de traficante”, alertou.

Durante o evento, o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, que participou da entrega dos prêmios, destacou a necessidade do fortalecimento entre os vínculos familiares e a escola como instrumento eficaz nas ações de prevenção.

Ele falou sobre o programa “Crack É Possível Vencer”, que atua a partir dos eixos prevenção, cuidado e autoridade, e frisou a importância do programa realizado com os estudantes. “É muito importante, pois estimula ações de prevenções dos alunos do ensino médio ao superior para que possa fazer reflexões sobre este mal”.

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br