Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva japonesa visita Centro Integrado de Comando e Controle Nacional

Destaque

Comitiva japonesa visita Centro Integrado de Comando e Controle Nacional

por publicado: 08/11/2016 11h13 última modificação: 08/11/2016 11h23
Os visitantes queriam conhecer o planejamento da segurança dos Jogos Olímpicos

Brasília, 27/10/2016 - O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado em Brasília, recebeu nesta semana a visita de representantes da Guarda Costeira do Japão, próximo país a sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2020. Os visitantes conheceram as instalações do Centro acompanhados do Diretor de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE) do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), Cristiano Sampaio. Durante a visita, Sampaio explicou como funcionou a operação de segurança dos Jogos Rio 2016, que teve como base a integração entre as instituições de segurança federais, estaduais e municipais.

“Os profissionais tinham interesse em conhecer como foi o planejamento da segurança no chamado perímetro molhado, principalmente nas provas de vela, maratona aquática, triatlo e canoagem”, destacou. O CICCN coordenou e acompanhou a Operação de Segurança durante os Jogos Rio 2016, em âmbito nacional, integrando as atividades que foram desenvolvidas pelo Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), Centro Integrado Antiterrorismo (CIANT) e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR).

 Visita comitiva do Japão

Os representantes da Guarda Costeira conheceram também o modelo de integração entre as forças de segurança nos níveis federal, estadual e municipal, e o modelo de coordenação feito pela SESGE. De acordo com Cristiano Sampaio, outro ponto apresentado pela SESGE aos profissionais japoneses foram as questões relativas à proteção do chamado field of play (“campo de jogo”, área de competição propriamente dita, no caso de modalidades aquáticas), bem como a resgates e salvamentos no perímetro molhado.

“Na visita também explicamos sobre comissões estaduais de segurança pública, plano tático integrado e protocolos de operação integrada, principalmente na região dos portos, lagoa Rodrigo de Freitas e Marina da Glória”, ressaltou o Diretor de Operações. Durante o período olímpico e paralímpico, o CICCN foi composto por representantes de instituições do governo federal responsáveis pelas ações de segurança pública, defesa social, defesa civil, saúde, esporte, inteligência, defesa nacional e de outras que contribuíram de forma relevante para as atividades desenvolvidas no Centro.